Uma
nova ferramenta disponibilizada pelo Portal do eSocial permite aos usuários
verificarem se o sistema está operando normalmente ou se há algum problema no
tráfego de informações. Com ela, é possível checar se há acúmulo de eventos
processados pelo eSocial, o que provocaria demora no envio das respostas aos
usuários ou mesmo se o sistema está fora do ar.
Além de ser mais uma
medida de transparência para os empregadores, a consulta permite que os
desenvolvedores e usuários saibam se eventual atraso na resposta se deu por
problemas no Ambiente Nacional do eSocial ou no seu próprio sistema de gestão
de folhas de pagamento. Tanto o ambiente de produção (envio de dados oficiais)
quanto o de produção restrita (ambiente de testes) serão monitorados.
A verificação
acontecerá a cada 15 minutos e vai funcionar com um código de cores, como um
semáforo:
·
Verde significa que o acesso
aos Web Services está operando normalmente.
·
Amarelo significa que o sistema está
operando, mas há um acúmulo de lotes a serem processados, o que pode acarretar
maior tempo de resposta aos usuários.
·
Vermelho significa que não foi
possível a conexão aos Web Services.
A
ferramenta está disponível através do link: http://portal.esocial.gov.br/semaforo
Fonte: Portal do eSocial/Guia Trabalhista Online