Institucional Consultoria Eletrônica

Cruzamentos Preventivo das obrigações acessórias


Publicada em 05/11/2018 às 14:00h 

EFD Contribuições x e-CAC (Fontes Pagadoras)

Neste cruzamento, pode verificar se o valor do PIS e da COFINS retidos por terceiros, informados no registro F600 da EFD Contribuições, está de acordo com o que foi informado pela Pessoa Jurídica responsável pela Retenção no envio da sua DIRF à Receita Federal do Brasil.

Os valores analisados são: valor do Rendimento Bruto, Valor retido de PIS e Valor retido de COFINS.

ECF x e-CAC (Fontes Pagadoras)

O cruzamento da ECF x e-CAC deve comparar o IRRF e a CSLL retidos, declarados na ECF, com as retenções registradas na Receita Federal do Brasil, disponível através do portal e-CAC.

 

DCTF x e-CAC (Darfs pagos)

A conciliação DCTF x e-CAC tem como objetivos:

·                     Comparar os créditos vinculados na DCTF com os registros de DARFs pagos da Receita Federal do Brasil (disponibilizados através do e-CAC);

·                     Apontar eventuais divergências, que impedem a emissão de certidões negativas e podem gerar passivos tributários para o contribuinte.

e-CAC Quotas: devem ser verificados os valores de tributos recolhidos em quotas e registrados como tal na DCTF (IRPJ, CSLL).

 

DIRF x e-CAC (Darfs pagos)

A conciliação DIRF x e-CAC tem como objetivos:

·                     Comparar os valores de retenção declarados na DIRF com os registros de DARFs pagos da Receita Federal do Brasil (disponibilizados através do e-CAC);

·                     Apontar eventuais divergências, que impedem a emissão de certidões negativas e podem gerar passivos tributários para o contribuinte.

Nesta análise deve ser apontadas as diferenças entre os valores lançados na DIRF e os registrados pela Receita Federal do Brasil (RFB), através dos DARF's pagos.

 

PERDCOMP x e-CAC (Darfs pagos)

A conciliação e-CAC x PERDCOMP tem como objetivos:

·                     Verificar se o DARF detalhado pelo contribuinte no PERDCOMP referente a pagamento indevido ou a maior existe nos sistemas de controle da Secretaria da Receita Federal do Brasil através do Relatório de DARF's Pagos - e-CAC.

·                     Verificar se o DARF detalhado pelo contribuinte no PERDCOMP referente a pagamento indevido ou a maior está com o valor igual ao existente nos sistemas de controle da Secretaria da Receita Federal do Brasil através do Relatório de DARF's Pagos - e-CAC.

·                     Verificar se o DARF detalhado pelo contribuinte no PERDCOMP referente ao pagamento do IRPJ e da CSLL por estimativa e ao pagamento do IR sobre Renda Variável que compõem o saldo negativo de IRPJ e CSLL existe nos sistemas de controle da Secretaria da Receita Federal do Brasil através do Relatório de DARF's Pagos - e-CAC.

·                     Verificar se o DARF detalhado pelo contribuinte no PERDCOMP referente ao pagamento do IRPJ e da CSLL por estimativa e ao pagamento do IR sobre Renda Variável que compõem o saldo negativo de IRPJ e CSLL está com o valor igual ao existente nos sistemas de controle da Secretaria da Receita Federal do Brasil através do Relatório de DARF's Pagos - e-CAC.

Nesta análise devem ser apontadas as diferenças entre os valores lançados no PERDCOMP e os registrados pela Receita Federal do Brasil (RFB), através dos DARF´s pagos.

Fonte: e-Auditoria, com adaptações da M&M Assessoria Contábil 








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050