Novembro
Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês
de novembro de cada ano dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para
conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no
diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O
movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember,
aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de
Próstata, realizado a 17 de novembro.
No
Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o
objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando
necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.
Em
vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de
conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao
estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de
próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina,
cultivo da saúde do homem, entre outros.
Legenda: Parte da Equipe da M&M vestida de azul, em frente a sua sede.