Institucional Consultoria Eletrônica

Porto Alegre (RS) - Instalação de parklets ficará mais ágil até o fim do ano de 2018


Publicada em 11/11/2018 às 11:00h 

Prefeitura atualizará decreto que regulamenta extensão das calçadas

 

Para avançar na redução de prazos que envolvem a liberação de parklets, a Prefeitura de Porto Alegre informa que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), está concluindo a elaboração de uma atualização do Decreto nº 19.808 que regulamenta a instalação e o uso de extensão temporária das calçadas. O novo decreto deve entrar em vigor até o final do ano de 2018.

 

Até outubro de 2018, três projetos já foram implantados: o primeiro na rua Hilário Ribeiro, 292, bairro Moinhos de Vento; o segundo na rua dos Andradas, 895, no Centro Histórico; e o terceiro na Padre Chagas, 347, no bairro Moinhos de Vento. Dos 86 requerimentos para instalação, 11 projetos já foram autorizados e estão sob análise. Nos próximos meses serão autorizados mais três parklets, dois localizados no Moinhos de Vento e um na Cidade Baixa, além de mais seis no primeiro semestre de 2019. 

 

Os parklets são intervenções urbanas temporárias de caráter local, implantados em áreas originalmente destinadas às vagas de estacionamento de veículos. "Trata-se de uma provocação para uma cidade diferente. A proposta é muito voltada a quem anda a pé ao transformar a rua em espaço de convivência", explica Marcelo Soletti, diretor-presidente da EPTC. "A calçada deixa de ser um lugar só de passagem para se tornar um lugar de estar, com a melhoria da sensação segurança e da qualidade de vida. É tirar o espaço para o carro dando prioridade às pessoas, proporcionando um aspecto mais lúdico, criativo e alegre ao passeio", completa.

 

Como foi identificada uma dificuldade da parte dos arquitetos a lidar com este tipo de projeto, a Equipe de Projetos Viários da EPTC se coloca à disposição para esclarecer e sensibilizar o maior número parceiros possíveis através do número 3289-4223.

 

Em Porto Alegre, os parklets vêm ao encontro das diretrizes estratégicas do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), do Plano Diretor de Acessibilidade de Porto Alegre Lei Complementar 678/2011 e do Decreto nº 17.302/2014, que regulamenta a pavimentação dos passeios no município, dentre outras políticas públicas, que visam a agregar identidade e continuidade aos espaços abertos da cidade. 

 

Até o momento permanece em vigor o Manual para a Implantação de Parklets de acordo com o Decreto nº 19.808, com todas as informações necessárias para realização do projeto. O manual está disponível de forma on-line e contém a legislação pertinente e as etapas de implantação do equipamento, com diagramas explicativos e resumos das recomendações e exigências. 

 


Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre









Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050