Institucional Consultoria Eletrônica

NOVO PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTENTICAÇÃO DE LIVRO DIGITAL NA JUNTA COMERCIAL DO RS


Publicada em 13/11/2018 às 17:00h 

A partir do próximo dia 09/11/2018 uma nova funcionalidade será habilitada no momento de requerer a autenticação de Livro Digital.

 

Na ocasião o próprio sistema construirá automaticamente o Termo de Abertura (TA) e o Termo de Encerramento (TE) com indicação do número de páginas e informações da empresa relacionada com o documento enviado, incluindo agora o REPRESENTADO, se for o caso.

 

Tal medida traz maior eficiência à análise do livro digital, reduzindo, ainda, o número de exigências das solicitações.

 

Importante que o usuário responda à nova pergunta feita pelo sistema de forma correta. Vamos lá:

 

"O Livro a ser registrado possui termo de abertura e encerramento?"

 

Você responderá: "Sim" ou "Não"

 

- A resposta será "SIM" se o documento a ser enviado já possui estes termos. Neste caso o sistema irá substitui-lo por um novo gerado automaticamente excluindo os anteriores, mesmo que este já tenha sido gerador por sistemas contábeis próprios.

 

- A resposta será "NÃO" se o livro NÃO POSSUI OS TERMOS. Nessa condição, o sistema se encarregará de adicionar, automaticamente, o Termo de Abertura e Encerramento neste documento. Neste caso, o arquivo da escrituração contábil deverá começar na página 2 (a página 1 será o termo de abertura gerado pelo sistema).

 

Obs.: Caso o documento possua estes termos (Abertura e Encerramento) e mesmo assim você escolha a opção "Não" o sistema gerará os termos em duplicidade e provocará a situação "Em Pendência" para o referido livro digital.

 

Obs.: Caso o documento não possua termo de abertura e de encerramento e mesmo assim você escolha a opção "Sim" o sistema assumirá que a primeira e última página no arquivo anexados tratam-se do termo de abertura e encerramento do livro e eliminará estas páginas para substituí-las pelos termos de abertura e encerramento fornecidos pelo sistema. A falta das páginas removidas da escrituração provocará a situação "Em Pendência" para o referido livro digital.

 

Tal melhoria trará mais agilidade e menos pendências para os livros digitais.

 

Mais informações bem como o respectivo tutorial podem ser encontrados no site da JucisRS na internet:

 

https://jucisrs.rs.gov.br  > Serviços >  Livro Digital > Manual Termo de abertura e encerramento dos Livros Digitais

 

Ou diretamente pelo link https://jucisrs.rs.gov.br/upload/arquivos/201811/08100940-termo-de-abertura-encerramento-ld.pdf

 

Fonte: Junta Comercial do RS








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050