Inovar não é corrigir falhas e mudar os ícones do sistema. Inovação é
mudar algo que faz diferença
Este novo app vai revolucionar o seu negócio. Essa frase perdeu tanto o sentido quanto aquela que prometia que essa nova pílula
vai te fazer emagrecer 30kg em 3 dias. Todo mundo já testou e todo
mundo sabe, não funciona assim! Eu que o diga...
No final, muito do que vem sendo vendido como inovação são atualizações
ou correções de apps que vieram com bugs e ainda só fazem exatamente
o que aquele outro que você queria substituir fazia. Pior ainda, é
quando essa inovação vem de marcas que vivem de copiar as outras.
A grande ilusão por trás de tudo isso é que atualização
não é um sinônimo de inovação. A inovação vem de você oferecer
mudanças que realmente impactam e afetam o andamento da utilização de uma
tecnologia ou de um serviço.
Essa confusão acontece porque vivemos na era da evolução tecnológica, o
que implica que tecnologias que fazem aniversário são vistas como um atraso! Como você
pode passar mais de um ano com o mesmo celular? Como pode você passar um ano
sem fazer uma atualização no seu sistema?
Historicamente, quando uma tecnologia destruiu paradigmas, ela
chegou ao mercado com um custo elevado e precisou de alguns anos antes de
começar a ser acessível para todos. Mas uma inovação chegou e inovou esta velha
ideia: o modelo SaaS (Software as a Service) no universo
dos softwares.
Guarde seus
rins!
A palavra é acessibilidade. Mesmo quem não
gosta dela, quando entende o tamanho da mudança, reconhece. Os SaaS
(software
como um serviço, em tradução livre) ou software na nuvem
vieram para quebrar paradigmas, democratizando o uso de tecnologia de ponta por
preços acessíveis.
Essa inovação garantiu acesso ao mundo da inovação para todos, não
somente aos maiores. Isso significa ter sistemas e plataformas completas em sua
mão, onde quer que você esteja!
Então não vai ter nuvem 2.0? A inovação para? Calma lá, a inovação é o produto, é a solução. Assim você
não precisa ficar mudando detalhes de interface para ter a impressão
de novidade. A novidade está na funcionalidade completa.
Inovação vs. Enrolação
Um bom produto não deve parecer uma compra de impulso.
Se o cliente se arrependeu da compra, o produto pode não ser tão bom.
Sabe aquele app revolucionário que foi lançado ano passado e prometeu
mudar sua vida? Não, você não sabe. Não se lembra
porque ele não cumpriu o que prometeu. E se a pergunta fosse qual o
melhor sistema de gestão online?
Não deixe de inovar, e pense sim em entregar soluções sempre que
possível para os seus clientes, afinal, as pessoas não precisam de só mais um
gadget.
Inovação é solução, foco nos
resultados, não deixe o seu cliente arrependido de ter te escolhido.
Rodrigo Azzolin
Profissional de marketing, MBA
pela UNESA (Estácio de Sá) e especialista em Digital pela UDACITY. Ampla
experiência em marketing, design, criação e gestão de pessoas e de projetos.
Ex-arquiteto, motoqueiro, baterista, inquieto, comprometido e felizão.