Institucional Consultoria Eletrônica

Porto Alegre (RS) - Cinco partidas da Copa América empolgam turismo da Capital


Publicada em 05/03/2019 às 14:00h 


Jogos serão disputados na Arena do Grêmio

A cidade de Porto Alegre sediará cinco partidas da Copa América 2019, de 14 de junho a 7 de julho. Dessas cinco partidas, três serão pela fase de grupos e duas pela fase de mata-mata, que inclusive, poderá contar com a participação da Seleção Brasileira. A capital dos gaúchos receberá a presença das seleções da Venezuela, Peru, Uruguai, Japão, Argentina e a seleção convidada, Catar.


"Será um sucesso em atração de turistas e de público como foi na Copa do Mundo em 2014", compara o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade. "A Capital já vem se preparando no que diz respeito aos segmentos como o hoteleiro e alimentação que estão prontos para atender a essa demanda. O turismo de eventos em Porto Alegre está se configurando como uma fonte de desenvolvimento econômico para o município", destaca.  

 

A Argentina é a cabeça de chave do Grupo B e enfrentará Colômbia, Paraguai e Catar. Cabeça de chave do Grupo 3, o Uruguai terá pela frente Equador, Japão e Chile. A Arena do Grêmio receberá três jogos da primeira fase: Venezuela x Peru, em 15 de junho; Uruguai e Japão, no dia 20; e Catar x Argentina, em 23 de junho. Caso passe em primeiro lugar, a Seleção Brasileira jogará as quartas-de-final na capital gaúcha, no dia 27 de junho de 2019.

 

Com a vinda das seleções do Uruguai e da Argentina para Porto Alegre, a proximidade dessas nações favorecerá a vinda de turistas, promovendo a Capital como destino e movimentando a economia local. 

Veja aqui o quadro dos jogos:

15/06: Venezuela x Peru (fase de grupos)

20/06: Uruguai x Japão (fase de grupos)

23/06: Catar x Argentina (fase de grupos)

27/06: 1º do Grupo A (Brasil, Peru, Venezuela ou Bolívia) x 3º do Grupo B ou C (quartas de final)

03/07: vencedor entre 1º do Grupo B e 2º do Grupo C x vencedor entre 1º do Grupo C e 3º do Grupo A ou B (semifinal)

 

Copa América - É a mais antiga competição entre seleções de futebol do mundo. Desde sua primeira edição até 1967 o torneio era chamado de Campeonato Sul-Americano de Seleções.  A primeira edição terminou com o título do Uruguai, depois de um empate em 0 a 0 com a Argentina no jogo decisivo, disputado no estádio do Racing Club de Avellaneda. 


A partir de 1975, em sua 30ª edição, o torneio passou a se chamar oficialmente Conmebol Copa América. A partir de 1993, a Conmebol passou a convidar seleções de fora da América do Sul para participarem da Copa América. Os primeiros foram os Estados Unidos e o México. 


Em 2016, a Copa América do Centenário contou excepcionalmente com seis seleções convidadas: Costa Rica, Estados Unidos (anfitrião), Haiti, Jamaica, México e Panamá. Em 2019, a novidade é a participação pela primeira vez do Catar, totalizando 19 países. Uma curiosidade é que a maior quantidade de gols em uma única edição foi do Brasil: 46 gols, em 1949.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050