Vamos direto ao ponto, pois o
assunto é longo e as laudas são curtas: a meta hoje é salvar o planeta.
Mas nada de políticas utópicas dessas que enchem os olhos,
mas são quase impossíveis de se praticar, também nem pense em salvar o mundo
por meio de passeatas, grandes movimentos que exigem mobilização de pessoas,
pois essas estratégias causam muito alvoroço e trazem poucos resultados.
Não dá mais para fazer de conta que o assunto não é com você,
que o aquecimento global ou o aumento da miséria não afeta a sua vida ou seus
negócios. Afetam e muito.
O cliente quer saber o que sua empresa está fazendo a
respeito do tema sustentabilidade. E nada de proclamar frases e mais frases
como de um belo poema decorado só para impressionar. O cliente quer resultados!
Sustentabilidade ligação direta com competitividade, redução de custos, aumento
de rentabilidade e a equipe de vendas da sua empresa já está sendo questionada
e cobrada por produtos ecologicamente corretos. A concorrência cada vez mais
vai divulgar a plenos pulmões em suas ações de marketing que comprar deles, e
não de você, é também um bom negócio para o meio-ambiente e para a sociedade.
O planeta está cada vez mais verde e, pelo amor de Deus,
entenda que esse novo cliente não quer esmolas ou atos de caridade. Ele quer um
planeta com menos desigualdade e mais limpo.
Agora chega de conversa fiada e procure o mais rápido
possível começar a implantar em sua empresa um modelo de negócio sustentável.
Pesquise e aprenda com empresas que já utilizam e reutilizam os recursos
naturais de um modo mais racional, economizam energia e usam métodos
alternativos, emitem menos gases tóxicos, tomam cuidados especiais com o lixo e
resíduos, tem programas de preservação da fauna e da flora, são parceiros em
projeto sociais e investem tempo e dinheiro em pesquisas, desenvolvimento e
lançamento de produtos e serviços que não agridem o meio-ambiente, são mais
econômicos ou de maior valor agregado. Esses foram somente alguns exemplos,
pois a lista é grande.
O vendedor moderno é aquele que mantêm e aprimora a qualidade
do relacionamento com seus clientes. Agora ele tem mais um item em sua agenda -
aprender a satisfazer um cliente maior - o planeta Terra.
Por Paulo Araújo