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Negociação de dívida tem desconto de até 90%


Publicada em 19/03/2019 às 12:00h 


Várias empresas participam do Feirão Limpa Nome em todo o País

Consumidores brasileiros em situação de inadimplência terão até o dia 31 de março para renegociar dívidas, aproveitando descontos que podem chegar a 90% do valor total. A oportunidade ocorre por conta do Feirão Serasa Limpa Nome, em andamento na internet (www.feiraolimpanome.com.br) desde o dia 11. Ontem pela manhã, a empresa iniciou atendimento presencial junto à população que precisa regularizar o nome no cadastro de informações de crédito em todas as suas mais de 30 agências espalhadas pelo País. Segundo informações do gerente de Marketing do Serasa Consumidor, Giresse Contini, o evento de renegociação de dívidas tem como meta realizar mais de 1,5 milhão de acordos até o final deste mês.

"Sabemos que o começo do ano é difícil - por isso, repetimos essa edição trazendo novas oportunidades para que mais pessoas possam colocar suas contas em dia", acrescenta o gerente do Serasa Limpa Nome, Lucas Lopes. Ele destaca que o Feirão Serasa Limpa Nome facilita o processo de renegociação de dívidas em um único local, economizando tempo daqueles que possuem dívidas e garantindo segurança e validade da oferta. "Empresas (ao todo, 15) como Itaú, Santander, Ativos, PagSeguro, Renner, Consórcio Canopus, CredSystem, BMG, Recovery, Tricard, Herval e Hoepers estarão ofertando oportunidades exclusivas, com prazos de pagamentos diferenciados e descontos para a quitação das contas", explica Lopes.

O percentual de descontos na hora da negociação depende das regras e das ofertas de cada empresa participante do Feirão. "Acaba ocorrendo de acordo com o 'apetite' do credor de recuperar um dinheiro que já não estava mais previsto no orçamento." Mas, de acordo com o gerente do Serasa Consumidor, o pagamento à vista garante um desconto maior. "Ainda que seja parcelado, vale a pena, pois já insere o consumidor no cadastro positivo de crédito", ressalta.

Durante a manhã de ontem, o movimento na agência da Serasa em Porto Alegre foi 80% maior do que o habitual, segundo o gerente de Marketing do Serasa Consumidor, Giresse Contini. Mas, apesar da fila que ultrapassava a porta de entrada da empresa, o atendimento foi ágil - com espera de 15 minutos, em média. Entre os consumidores que compareceram à agência, um conseguiu negociar três dívidas, com 95% de desconto, informa o gerente da Serasa. O ajuste também pode ser feito diretamente pelo site do evento.

"A plataforma gera economia de tempo, pois o consumidor pode verificar todas suas dívidas negativadas e, a partir daí, quais poderá negociar", observa Contini. "É um sistema muito rápido: em minutos, a pessoa escolhe o valor a ser pago e gera o boleto. Depois, é só imprimir e realizar o pagamento na rede bancária ou em alguma lotérica."


Para quem prefere atendimento presencial, o horário do Feirão é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min, no subsolo da Galeria Chaves (Rua dos Andradas, 1.438/1.444). Para conseguir sair do evento com acordo feito, é necessário levar um documento oficial com foto e número do CPF. No entanto, a negociação só será possível se a empresa credora estiver vinculada à iniciativa. Cerca de 34% dos gaúchos estão com as contas atrasadas.

Cerca de 34% dos gaúchos estão com as contas

De acordo com levantamento da Serasa Consumidor, em fevereiro deste ano, mais de 61 milhões de consumidores estavam inadimplentes em todo o Brasil. O montante alcançado pelas dívidas nesse período foi de R$ 243 bilhões, com o valor médio de R$ 3.909,00 em débitos por pessoa. Em Porto Alegre, o número de inadimplentes foi de 485,8 mil pessoas no mês passado.

"De fevereiro de 2018 para janeiro deste ano, houve aumento de 3,5% entre os negativados no País", detalha o gerente de Marketing do Serasa Consumidor, Giresse Contini. Ele revela que um terço desse passivo está concentrado no setor bancário e de cartões de crédito. "Sem dúvidas, os principais vilões do endividamento no País."

No Rio Grande do Sul, cerca de 34% das pessoas economicamente ativas estão com as contas atrasadas. "Esse percentual está dentro da média nacional", analisa o gerente do Serasa Consumidor, ponderando que "é um índice alto, que prejudica a economia", uma vez que significa, também, menos acesso ao crédito.

Contini comenta que, desde 2016, a empresa costuma realizar o Feirão Limpa Nome presencialmente, durante dois períodos ao longo do ano. "De lá para cá, percebemos que o endividamento vem crescendo no Brasil", pontua.

Segundo estudo recente realizado pela Serasa Experian, atualmente, a maior concentração de consumidores brasileiros negativados tem entre 41 e 50 anos, representando 19,8% do total. Em segundo no ranking de participação entre os inadimplentes, conforme a pesquisa, estão pessoas de 61 anos ou mais, que correspondem a 14,8% do total. "A perspectiva é de que, com a retomada da economia e o aumento da oferta de emprego, esse volume comece a baixar", comenta Contini.

A última edição do evento nas agências da Serasa Feirão Limpa Nome ocorreu em novembro do ano passado. "No caso de março, é estratégico, uma vez que este mês sucede as férias, as festas de Natal e Réveillon, o pagamento de taxas como IPTU e IPVA, as matrículas escolares, entre outros custos", reforça o gestor.

Ele alerta que existem "muitos fraudadores no mercado", e que esta é uma "ótima oportunidade" para quitar débitos, regularizar o CPF e garantir crédito no comércio e nos serviços, de forma segura.

Fonte: Jornal do Comércio RS








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