Com o fortalecimento de criativas ações na área de
marketing e, significativos estudos sobre o perfil do consumidor,
gradativamente, o cliente passou a receber maior atenção, cordialidade e
valorização. O dia 15 de setembro é um momento de entender, que o "Dia do
Cliente" é fundamental, para a continuidade de um negócio. Um momento para
perceber, o quanto a mudança no comportamento do consumidor, passa por
alterações, partindo de uma ação centrada nos vendedores, para uma atuação
centrada nos compradores e, como resultado, o compromisso de intensificar
esforços para compreender como conquistar o cliente. Observe a seguir, como
estimular a proeminência do desejo de encantar com empatia, respeito,
comprometimento e profissionalismo.
Reconhecer os objetivos
de compra - Conhecer o comportamento do consumidor é um
processo em evolução. Entender os objetivos de compra possibilita exercitar a
abordagem, além de gerar importante aprendizado sobre o perfil do consumidor.
Note que alguns clientes apresentam como objetivo de compra, a aquisição de um
automóvel por necessidade de deslocamento, entretanto, outras pessoas realizam
a compra de um automóvel por status. Abordar o consumidor com
expressões tipo: "Fala patrão! E aí tio! Manda meu chefe!", além de demonstrar
falta de profissionalismo, expõe nítido despreparo para o atendimento
comercial. Perceba na prática, se durante sua abordagem comercial, o cliente
demonstra atenção e interesse. Note, se sua abordagem, desperta atenção do
consumidor, em ouvir suas argumentações. Lembre-se, reconhecer os reais
objetivos da compra, são ingredientes essenciais para um profissional de
vendas, que deseja fazer algo a mais, para encantar o cliente e permitir uma
maior fidelização.
Cuide bem de seus clientes!
Fazer a diferença no
serviço oferecido - No café da manhã de um hotel, a funcionária
ao realizar a reposição dos alimentos disse: "Como pode! Essas pessoas parecem
estar vazias por dentro. Em não dou conta de tanto repor os alimentos. Elas
comem demais!" E eu, sentado, ouvindo tudo aquilo. Esta funcionária do hotel
esqueceu que eu, também era um hóspede? A prestação de serviço é complexa, pois
conta, com a participação do cliente, para que na prática aconteça. Esse
desenvolvimento entre prestador de serviço e cliente também é uma grande
oportunidade para encantar e fazer a diferença.
Por ano, dispomos de 12 meses, 365 dias, 8.760
horas, para oferecer algo a mais no atendimento. E quantas pessoas desperdiçam
as oportunidades? O treinamento constante é uma importante ferramenta para
fazer a diferença no serviço oferecido. Prepare os profissionais da sua
empresa, possibilitando que conheçam os processos e procedimentos que envolvem
a prestação de serviço. Equipes treinadas, que entendem a funcionalidade da
empresa, estão mais preparadas para lidar com situações diversas e
imprevisíveis, que envolvem a execução de um serviço. Aproveite ao máximo as
oportunidades para fazer a diferença.
Observe que interessante definição, para valorizar
ainda mais o Dia do Cliente: "o meu desafio como gestor de negócios é o de
jamais levar stress para o cliente". Quantas empresas ao
contrário de encantar, assustam com um péssimo atendimento. Você conhece alguma
empresa assim? Quantos recomendariam seus serviços para outras pessoas? Qual
será o comentário do comprador ao desligar o telefone após falar com sua
empresa? Profissionais preocupados, com satisfação de seus clientes oferecerem
algo a mais. Por meio da missão, visão e valores, buscam demonstrar na prática,
compromisso com o comprometimento, comodidade, profissionalismo e vontade de
fazer a diferença.
Por
Dalmir SantAnna