Institucional Consultoria Eletrônica

Startups: o que são e quais possibilidades oferecem


Publicada em 23/04/2019 às 16:00h 


Plataforma de investimentos descobre o perfil do cliente e o molda como conservador ou arrojado

Uma das palavras da moda hoje em dia no empreendedorismo é startup. Esse é um modelo de empresa - geralmente de tecnologia - que está iniciando sua operação no mercado. Estas companhias ainda não têm seu desenvolvimento completo e, por isso, passam muito pela fase de pesquisas e de testes e podem ser classificadas como empresas iniciantes com propostas inovadoras. O espírito empreendedor é uma das características das startups, que têm como principal meta fazer um trabalho que foge do comum e pode resultar em um bom lucro. Além disso, é fundamental ter duas características básicas: modelo de negócios repetível e escalável.

"Para saber se a sua startup é inovadora, é necessário que as pessoas passem a resolver seus problemas utilizando seu produto ao invés de resolvê-los da maneira utilizada até então. Boa parte das startups "morrem" por desenvolver um produto que não resolve um problema real de clientes, ou atua em um mercado com muitos concorrentes diretos e não apresentam diferenciais competitivos.", comenta o gestor do Sebrae RS João Antônio Pinheiro Neto.

Ele lembra que "a organização tem diversos programas voltados para Startups. Entre eles, estão o StartupRS Digital, voltado à validação do modelo de negócio e à preparação para vendas; e o StartupRS Scale que é feito para quem já validou o modelo de negócio e está em operação e busca estruturar seus processos de vendas para atingir escala; o StartupRS Agrotech, que é para aceleração e conexão com o mercado; e o StartupRS Varejo, que acontecerá ainda em 2019". São programas que trazem soluções e aprendizados para fazer uma startup prosperar.

Case de sucesso

O surgimento das startups está diretamente relacionado com o crescimento da internet, nos anos 90. Hoje, elas representam uma boa fatia do empreendedorismo brasileiro. Lembre-se que não basta ter uma ideia na cabeça. É preciso trabalhar muito no planejamento, antes de colocar tudo em prática e, posteriormente, focar em uma boa execução do plano sempre ouvindo o cliente. Um bom resultado é a garantia de atrair investidores.

Nesse contexto está a startup Warren. Trata-se de uma plataforma de investimentos que descobre o perfil do cliente e o molda como conservador ou arrojado. A partir disso, ela cria um objetivo e projeta um modelo de investimento específico para o usuário. Ela chegou ao Brasil no início de 2017 com a proposta de ser uma nova forma de investir, fácil, simples e sem grandes taxas como as dos bancos.

Tito Gusmão, um dos fundadores da empresa, define a Warren como "uma plataforma de investimentos que faz com que você invista bem". Hoje, os bancos e corretoras ganham comissão dos produtos que indicam, consequentemente, o cliente acaba investindo no que é bom para o banco e não para ele.

"Investir bem é complexo e há muito conflito de interesse. As pessoas que vendem os produtos ganham comissão. Criamos na Warren um produto completo e fácil de usar que rompe esse conflito de interesse. Somos a primeira empresa do Brasil com o foco no cliente. Cobramos apenas 0,5% de gestão ao ano", reforça ele. Pessoas físicas podem começar a usar a startup com apenas R$ 100. Hoje, a empresa tem mais de 60 mil clientes.

Fonte: Sebrae RS








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050