"É mais fácil enganar uma multidão
do que um homem."(Heródoto)
Vou pontuar desde o
início: este artigo é direcionado a todos que investem no Facebook como
instrumento de marketing digital.
Esta mídia social, e
muitas outras, são canais incríveis para cultivar relacionamentos. Desde os
tempos do falecido Orkut, tive a oportunidade de resgatar amizades perdidas ao
longo dos anos graças a estas redes sociais.
Com mais de 1 bilhão
de usuários ativos no mundo, é natural que se procure gerar e potencializar
negócios através do Facebook. Assim, empresas passaram a utilizar o chamado
Face Ads, destinando uma verba mensal para promover seus "posts",
buscando aumentar o número de
"seguidores" e de "curtidas". A pergunta é: "Qual a efetividade desta
estratégia?".
Vamos aos fatos.
Primeiro, não importa quantos seguidores você tenha, o alcance chamado
"orgânico", ou seja, sem ônus, de qualquer mensagem postada, tem sido cada vez
mais irrisório. Então, você opta por investir na publicação, deparando-se com
números de alcance estonteantes - e falsos. Vou apresentar alguns dados
estatísticos para respaldar minha tese.
Analisei apenas os
últimos 10 posts patrocinados em minha página. O valor médio investido foi de
R$ 17,32. O alcance médio de cada um foi de 14.639 pessoas. Então, você pode
concluir que é um ótimo número, ou seja, gastar menos de vinte reais para
atingir quase 15 mil pessoas, correto? Ledo engano, pois apenas 16 pessoas
foram, de fato, impactadas na média, o que representa uma taxa de retorno de
apenas 0,11% e um custo médio, por pessoa, de R$ 1,10.
Esta análise é
possível porque todos os posts continham link para acesso através do qual o
internauta poderia baixar um e-book, participar de um congresso virtual ou de
eventos presenciais, tudo gratuitamente. Portanto, note o seguinte: eu não
estava vendendo nada, não estava fazendo qualquer apelo comercial. O propósito
de cada mensagem era compartilhar conhecimento ou entregar um benefício, sem
qualquer ônus.
Os defensores deste
instrumento poderão argumentar que R$ 1,10 por pessoa continua sendo um
investimento mínimo. Porém, note que o fato de uma pessoa ter clicado no link
não significa, evidentemente, que uma vez na página para a qual foi remetida,
ela venha a consolidar o interesse naquele produto ou serviço.
Por fim, ressalto
que tenho utilizado filtros na definição do perfil do público, segmentando-o
com base em palavras-chaves específicas. Em um destes casos, em um post
direcionado a profissionais de RH, o alcance atingiu 19 mil pessoas (lindo!),
porém com apenas 12 míseros cliques, ao custo de R$ 3,93 cada!
Pessoalmente, tomei
a decisão de não mais investir no Face Ads. Sinto-me ludibriado e lamento por
quem se ilude com os números apresentados. Isso não significa que esta mídia
não possa trazer resultados. É claro que pode, desde que se coloque um caminhão
de dinheiro. Mas grandes investimentos geram resultados de qualquer forma, em
qualquer iniciativa de marketing.
Por Tom Coelho