Alternativas para aumentar as vendas
Publicada em 30/04/2019 às 09:00h
Nos negócios nada acontece
sem as vendas. Comparando-se a empresa com um trem, a área de vendas seria o
motor e os demais setores os vagões. Os empresários que querem fazer seus
empreendimentos prosperarem devem conhecer e implementar continuamente novas estratégias
de marketing e vendas.
Para isso, os gestores têm
quatro alternativas básicas de ações a realizar:
1. Penetração - vender mais dos mesmos produtos nos mercados
atuais.
2. Desenvolvimento de produto - desenvolver novos produtos
para os mercados atuais.
3. Desenvolvimento de mercado - vender mais dos mesmos
produtos para novos mercados.
4. Diversificação - desenvolver novos produtos para novos
mercados.
Neste artigo, veremos mais detalhadamente as estratégias de penetração, as quais
são ações realizadas para encorajar os clientes atuais a comprarem mais, de
forma a aumentar as vendas de produtos e serviços atuais. Através destas ações
normalmente tem-se retorno imediato com menores investimentos. A título de
ilustração, seguem algumas dicas:
. Aumente o uso dos produtos - descubra e divulgue novos usos
para os produtos e realize ações que encorajam os clientes a comprar e a
consumir com mais frequência.
. Altere o produto - melhore o desempenho do produto,
velocidade, vida útil, durabilidade e garantia.
. Altere o desenho do produto - desenvolva um novo design.
. Acrescente novos sabores - crie novos sabores (doce,
salgado, chocolate, mentolado, etc.).
. Altere a embalagem do produto - Facilidade para abrir ou fechar,
a forma de guardar o produto, etc.
Exemplo: longa-vida.
. Promova os produtos - conceda descontos, bonificações em
produtos e serviços, como por exemplo: compre dois e leve três", promoções
casadas, demonstrações e oportunidades de degustação.
. Realize ações de estímulo à força de vendas - elabore
materiais de apoio às vendas - material institucional, promocional, catálogos,
manuais de vendas. Aperfeiçoe as condições técnicas de seus vendedores,
representantes e distribuidores, promovendo reuniões e treinamentos em vendas.
Estimule os intermediários e vendedores com premiações em dinheiro, produtos,
viagem, roupas, cursos, etc.
. Aumente o uso dos produtos - No caso de produtos
alimentares, distribua cadernos de receitas com novas sugestões de preparo que
incluam seus produtos. Altere as embalagens, apresentando aos consumidores
novas opções, como menor quantidade por embalagem para pessoas que moram
sozinhas.
. Promova vendas para seus parceiros do varejo - procure
destacar a marca no ponto de venda, quando os concorrentes são muito
semelhantes. Estimule os atendentes para que vendam os seus produtos. Apresente
outros usos ou benefícios dos produtos/serviços. Destaque um item ou linha
específica de produto ou serviço. Exponha os produtos buscando maior
visibilidade. Instale materiais promocionais, como cartazes nos pontos de
venda. Distribua amostras. Programe incentivo aos atendentes das lojas, como
premiações e treinamentos.
Não existem mercados
parados, o que encontramos com frequência são empresários e vendedores que
pouco ou nada fazem para promover as vendas. Desejo a você muito sucesso na
prática desses conhecimentos!
Por Soeli de
Oliveira
Sobre o(a) colunista:
Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: soeli@sinos.net - Fone: (51) 9674-8677 - Novo Hamburgo – RS.
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