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12 razões para não vender


Publicada em 02/05/2019 às 09:00h 

Era uma reunião com vendedores. O ano estava terminando e as vendas a cada mês eram piores. A empresa tinha produtos que eram vendidos através de visitas dos vendedores a clientes. Peguei o gráfico de vendas, mês a mês e comecei a perguntar aos vendedores o que havia acontecido para que as vendas não acontecessem. Eis as respostas que eles me davam:

 

1. Janeiro: "Férias. Não se encontra o cliente. Ele está viajando com a família...";

2. Fevereiro: "Carnaval. Todo mundo só pensa em escola de samba, carnaval, desfile, fantasia e não tem disposição para gastar em nada mais que não seja com o carnaval...";

3. Março: "Material escolar. Todo mundo com altas despesas de material escolar para os filhos...";

4. Abril: "Páscoa. Todo mundo só tem dinheiro para comprar ovos de páscoa que hoje são oferecidos a pais, professores, amigos, etc...uma despesa enorme.";

5. Maio: "Dia das mães e mês das noivas.  Como o nosso produto não serve para o dia das mães, não temos como vender. Além disso, como em maio há muitos casamentos, todo o dinheiro das pessoas vai para presentes de casamento...";

6. Junho: "Festa junina. O povo só pensa em forró, quentão, batata-doce, etc...";

7. Julho: "Férias novamente. O cliente viajou com a família...";

8. Agosto: "Mês azarado! Ninguém faz negócio em agosto no Brasil. Getúlio se matou, Jânio renunciou, é mês de cachorro louco....";

9. Setembro: "Semana da Pátria! As famílias gastam com uniformes escolares para os desfiles, bandeirinhas, etc...";

10. Outubro: "É um bom mês. Mas outubro é mês de "meio". Fica entre setembro e novembro e ninguém vende em outubro, não sei a razão..."

11. Novembro: "É um ótimo mês, mas como começa com feriado a gente perde o 'pique' e as vendas não ocorrem. E em novembro o cliente já está pensando nas compras de natal...";

12. Dezembro: "Natal. E o nosso produto não serve como presente de natal...".

 

Perguntei sobre a possibilidade do cliente comprar utilizando o seu 13º salário e os vendedores me responderam. "- Todo mundo usa o 13º para viajar nas férias de janeiro....".



Como você vê, é fácil encontrar razões para não vender!


Pense nisso. Sucesso! 

Por Luiz Marins






Sobre o(a) colunista:



Autor: Luiz Marins - Antropólogo. Estudou Antropologia na Austrália (Macquarie University) sob a orientação do renomado Prof. Dr. Chandra Jayawardena (Sri Lanka) e na Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação da Profa.Dra. Thekla Hartamann, autor de mais de 13 livros.
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