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5 sistemas de CRM que merecem sua atenção


Publicada em 19/05/2019 às 09:00h 

Confira dicas de softwares de relacionamento com o cliente que são bem avaliados no mercado brasileiro

Atualmente é muito difícil visualizar uma equipe de vendas sem um sistema CRM para monitorar suas ações. E, realmente, o CRM online reduz os custos operacionais da equipe de vendas, melhora a comunicação, eleva o relacionamento dos vendedores com seus clientes para outro nível e o melhor contribui para avaliar a execução da estratégia definida.

Mas esse artigo não é para convencê-lo a adotar um CRM, mas sim para apresentar 5 sistemas de CRM que mais encontro nas empresas e que recomendo para todos os que me perguntam.

Não gosto de dizer que são os 5 melhores sistemas de CRM do mercado, pois hoje em dia opção é o que não falta e cada um tem os seus diferenciais.

São apenas as 5 ferramentas que mais me chamam a atenção. A sua decisão depende do tamanho da sua estrutura e finalidade que deseja atingir ao adotar um software de CRM.

Neste post vamos discutir:

- o que é um sistema CRM?


- sistema CRM - vantagens


- 5 sistemas de CRM que vale a pena conhecer


- qual o melhor CRM do mercado?

E agora vamos ao que realmente interessa e discutir cada tópico deste artigo.

O que é um sistema CRM?

Gosto de definição da Wikipédia. Veja abaixo o que ela nos diz:

"Os sistemas de CRM são aplicativos de informação desenvolvidos com o objetivo de auxiliar na gestão do relacionamento com o cliente. Conceitualmente, dá-se o nome de CRM à gestão deste relacionamento, e de sistemas de CRM aos sistemas empregados para a gestão deste relacionamento. CRM (Customer Relationship Management) é um termo muitas vezes mal empregado que muitas empresas utilizam para se referir ao software e a outras tecnologias utilizadas para implantar soluções de CRM. O CRM é uma filosofia, uma estratégia e um processo."

A parte que eu literalmente adoro é quando diz que o sistema CRM é uma:

Filosofia - algo para se refletir se vale a pena ou não adotar como uma atitude, ou seja, uma forma de agir da sua empresa.

A reflexão que todo empresário deve fazer é:

- Eu realmente estou disposto a aprende e fazer do software de CRM uma ferramenta que será utilizada com todo o seu potencial em meu negócio?

Adotar um CRM só por modismo, deixar de lado e abrir o software só de vez em quando é o mesmo que nada.

Estratégia - uma vez definhado que o CRM será a ferramenta onde vamos validar a execução da nossa estratégia, podemos partir para a segunda análise:

- Qual estratégia adotar?

- Como vamos nos diferenciar da concorrência?

- Por quais motivos os clientes devem comprar de nós?

- Qual a estrutura e tamanho ideal da nossa equipe de vendas?

- Quais os canais que vamos utilizar?

E a pergunta principal:

- Quem é nosso cliente?

São análises que devem ser profundas e que, sinceramente, nunca tem fim uma vez que o mercado, as necessidades e desejos das pessoas e tecnologias mudam constantemente.

E por fim...

Processo - agora é hora da operação, de colocar a mão na massa e fazer acontecer.

O sistema de CRM é onde vamos lançar a informações, avaliar o desempenho de cada vendedor, analisar dados e promover mudanças necessárias na estratégia adotada.

O processo deve sofrer melhorias continuamente até atingir o método ideal de vendas que está diretamente ligado ao fato de atingir as metas definidas.

Sistema CRM - vantagens

Essa é a parte mais fácil deste artigo.

Vamos enumerar alguns benefícios do CRM. São eles:

- informação online, rápida e fácil,

- possibilidade de comunicação integrada com o ERP,

- redução dos custos operacionais com a equipe de vendas,

- informações para todos os envolvidos no processo,

- avaliar com dados e fatos o desempenho do vendedor,

- criação de um método de vendas padronizado para toda a equipe,

- por fim, real possibilidade de aumento das vendas via adoção de estratégias adequadas.

As vantagens do CRM não são somente essas.

Caso queira saber mais leia também: Vantagens do CRM e 5 grandes benefícios do CRM para o vendedor

O desafio maior do gestor não é ter conhecimentos sobre os benefícios do CRM, mas sim implantar e fazer com que a equipe de vendas entenda o seu real propósito.

Posso afirmar que as desvantagens em não fazer uso de um sistema de CRM são bem maiores do que a dificuldade inicial na fase da implantação.

5 sistemas de CRM que vale a pena conhecer

Salesforce - Mundialmente conhecido o Salesforce é um software de CRM muito robusto e utilizado normalmente por grandes empresas. Tem várias funcionalidades e possibilidades de integração. No uso do dia a dia pode parecer complexo, mas à medida que o usuário tem afinidade com seu processo comercial fica mais fácil entender a ferramenta. O valor do investimento é bem alto comparado a outros softwares do mercado, além de custos adicionais para customização e uso de outras funcionalidades. Mas lembro que é um produto único e que atende as mais variadas necessidades do cliente. Saiba mais em https://www.salesforce.com/br/

Pipedrive - Mais um CRM de fora do Brasil. O Pipedrive tem o valor em dólar, mas acessível em especial para pequenas empresas. Esse sistema de CRM já entra no formato de criar e acompanhar o seu funil de vendas. A instalação é muito rápida e você encontra muitos tutoriais na própria ferramenta e no YouTube.

Com ele você agiliza a gestão do contatos, propostas e previsões de vendas. Saiba mais em https://www.pipedrive.com/pt

Hubspot CRM - Possui uma versão gratuita bem interessante, mas também é outro que cobra em dólar. No mesmo estilo do Pipedrive onde você configura seu funil de vendas e começa o processo de lançamento e acompanhamento das informações. Essa ferramenta é bem focada para o processo de Inbound Marketing, mas vale a pena conferir. Saiba mais em https://www.hubspot.com/

Os três que apresentei acima são softwares conhecidos mundialmente.

Agora vamos conhecer dois softwares nacionais que gosto muito. São eles:

Agendor - O Agendor é totalmente em português e um dos diferenciais é justamente o atendimento. Muitas vezes os usuários tentam configurar sozinhos o CRM e se perdem em um emaranhado de informações. O Agendor segue a mesma linha do Pipedrive. O gestor cria o funil de vendas, a equipe começa a registrar suas informações em cada cliente e acompanha a evolução do processo. Acho o visual do Agendor mais fácil de compreender do que os concorrentes internacionais, mas é preciso um bom treinamento com a equipe de vendas para entender em quê ela realmente pode ajudar no dia a dia do vendedor. O valor é em real o que nos ajuda bastante considerando o quanto o dólar flutua nesse país e é bem acessível para pequenas empresas. Saiba mais em https://www.agendor.com.br/

Clientar CRM - Outro software de CRM totalmente brasileiro. O Clientar CRM é bem diferente de todos os outros CRMs. A ideia não é criar funis de vendas como os outros sistemas de CRM, mas sim acompanhar a evolução da carteira de clientes Prospects, Ativos e Inativos. A visualização do registro das informações em cada cliente aparece em ordem cronológica e isso facilita bastante. É como se fosse um diário de cada cliente. O visual lembra as famosas planilhas de vendas que estamos acostumados o que facilita a compreensão e visualização das atividades do vendedor. Apresenta excelentes relatórios de vendas, controle de contatos, propostas ganhas e perdidas, só para citar alguns.

O Clientar CRM faz muito uso da curva ABC e o método de Pareto para definir quais são os clientes prioritários na carteira de cada vendedor ou da empresa como um todo. O valor é bem similar dos demais sistemas de CRM do mercado. O atendimento é diferenciado pois a equipe da Clientar ajuda o cliente a configurar o CRM e é facilmente encontrada via telefone, chat, Skype, e-mail ou WhatsApp para dúvidas ou sugestões. Também faz integração com o ERP e customiza formulários de acordo com a realidade de cada cliente, mas isso é cobrado à parte. Faça um webtour em https://www.clientarcrm.com.br/

Qual o melhor CRM do mercado?

Lembro que na escolha do melhor sistema de CRM do mercado é preciso primeiro definir qual a sua expectativa em relação ao seu uso e resultados a atingir. O melhor CRM do mercado é aquele que consegue aliar a sua expectativa com um desempenho satisfatório. Na escolha de um CRM vale a pena aconselhar para pesquisar muito, entrar em contato com a empresa fornecedora e fazer várias simulações de acordo com a sua realidade.

Por Paulo Araújo






Sobre o(a) colunista:



Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de "Paixão por Vender" - Editora EKO, entre outros livros.



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