Institucional Consultoria Eletrônica

6 motivos para utilizar checklists em sua empresa


Publicada em 15/05/2019 às 14:00h 

Segundo o médico e jornalista Atul Gawande, a adoção das listas de verificações é extremamente vantajosa para qualquer empresa.

 

1. Auxiliam no controle dos processos: por listar itens, procedimentos, materiais, etc., o checklist é uma espécie de resumo da descrição formal de um processo. Com isso, os colaboradores têm maior compreensão das tarefas que devem realizar e os gestores conseguem acompanhar sua execução, organizar prioridades e, até, controlar custos.


2. Minimizam falhas: ao dividir processos complexos em várias rotinas menores e mais simples, asseguram o cumprimento de cada etapa com a qualidade necessária.


3. Aumentam a eficácia: o instrumento traz ganho de produtividade e eficiência porque reduz erros e, consequentemente, retrabalhos.


4. Possibilitam foco: com uma lista para lembrar-lhes das tarefas rotineiras, os colaboradores podem concentrar sua atenção nas atividades realmente importantes.


5. São versáteis: a simplicidade torna essa ferramenta extremamente flexível. Ela pode ser criada em diversas formas e atender as mais variadas demandas de uma empresa.


6. Tornam as pessoas mais humildes: checklists só são necessários porque os seres humanos são falíveis. Eles são, portanto, um lembrete constante da falibilidade de quem os utiliza. No entender de Gawande, essa humildade é um benefício psicológico que eles proporcionam.

Fonte: Contas em Revista








Veja as matérias na seção 'Outros'.
Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050