Quem precisa
de motivação? Certamente não é difícil a pessoa motivada ser rapidamente
identificada através da sua postura, dos seus gestos e atitudes. A forma como a
pessoa desenvolve o seu trabalho, como se envolve dando sugestões para
melhorias e sua disponibilidade para aceitar desafios, também é um ótimo
indicador.
Na família
ansiamos por cônjuges e filhos motivados. Na empresa buscamos o brilho no olhar
dos candidatos a emprego. Mas, afinal o que é motivação? A própria
palavra em si nos dá pistas de seu significado: motivo + ação, ou seja,
estímulo para agir.
Embora como
humanos tenhamos necessidades semelhantes, a escala de valores e prioridades
são intrínsecas, isto é, nasce de dentro do próprio ser humano e é
situacional, depende do estágio e do contexto em que cada um se encontra.
Em função disso, a capacidade do líder para influenciar a equipe está
diretamente relacionada ao seu conhecimento dos liderados.
Segundo
Abrahm Maslov na sua hierarquia das necessidades (fisiológicas, de segurança,
amor, estima e auto realização), uma necessidade uma vez satisfeita, deixa de
ser um fator motivacional, cedendo imediatamente lugar para outra.
Outra
característica da motivação é a sua curta duração. Ela é como desodorante,
precisa ser reaplicada todos os dias. Semelhante ao treinamento, a motivação
requer permanente reciclagem, precisa de constante realimentação. Estas são as
razões para o consumo de enorme quantidade de palestras, livros, vídeos, etc., visando
à motivação dos empresários e seus colaboradores.
Embora seja
evidente que ninguém motiva ninguém, podemos com toda certeza, proporcionar o
"click" e disponibilizar estímulos para que nossos colaboradores se auto
motivem. Para isso há vários aspectos que podem ser observados e trabalhados
para que as pessoas entrem nesse processo:
- Reconheça.
Valorize as pessoas. Agradeça de forma sincera aos colaboradores, pessoalmente
ou por escrito, pelo trabalho bem executado.
- Escute o
que os colaboradores têm a dizer. Dedique algum tempo, sem pressa, para
ouvi-los.
- Delegue autoridade.
- Promova
mudanças. Encoraje e estimule novas ideias e iniciativas.
- Crie um
ambiente de trabalho aberto, divertido e de confiança.
-
Comunique-se. Informe a todos sobre novos produtos e estratégias, de como a
empresa ganha e perde dinheiro e de que maneira os colaboradores se
enquadram no planejamento global dos negócios.
- Envolva.
Valorize as funções. Alimente nos colaboradores um senso de propriedade em
relação ao trabalho e ao ambiente.
-
Desenvolva. Oportunize que cada colaborador aprenda e desenvolva novas
habilidades e reconheça os avanços.
- Gere comprometimento com os resultados. Mostre-lhes como você pode ajudá-los
a realizar suas metas dentro do contexto dos objetivos da empresa.
- Defina o
que espera de cada um. As metas devem ser claras, entendidas e compartilhadas,
somente assim as pessoas poderão "seguir um norte", e não se desgastar em
esforços que nem sempre são reconhecidos.
- Realize reuniões de avaliação. Dê feedback específico sobre o desempenho dos
funcionários, do departamento e da empresa. Oriente os colaboradores sobre um
desempenho deficiente ou marginal de modo que melhorem ou saiam da empresa.
- Ofereça
incentivos. Reserve tempo para reuniões e atividades de reforço do moral e
da equipe.
- Faça do
desempenho a base para o reconhecimento, recompensas e promoções.
- Comemore.
Comemore os êxitos da empresa, do departamento e de cada colaborador.
Mais do que
ações para motivar é preciso se precaver para não desmotivar. A motivação
precisa ser cultivada, principalmente através do respeito mútuo e da satisfação
de fazer parte da organização.
Pessoas
felizes são mais produtivas. Faça da sua empresa um ambiente confiável e
seguro, onde seus colaboradores sintam orgulho e alegria por fazerem parte
dela.
Por Soeli de Oliveira