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Seja o líder que toda equipe gostaria de ter


Publicada em 29/07/2019 às 09:00h 

Promover um indivíduo a uma posição de comando e esperar retorno de curto prazo faz parte de uma mentalidade mais extrativista do que cultivadora. Se as empresas compreendessem a importância dos líderes na formação de equipes e para o alcance dos objetivos organizacionais, investiriam muito mais no recrutamento, seleção, integração, formação e motivação deles. Não é de se admirar que temos tantos chefes voltados para a manutenção dos seus empregos e tão poucos líderes voltados para resultados.

A sociedade evoluiu e está mais escolada e democratizada. O capataz de ontem, que comandava a "peonada", não serve mais. A posição de comando está mais complexa e sofisticada. Requer muito mais do que uma motivação acima da média. Exige uma visão sistêmica orientada para resultados.


Para compreendermos a evolução do papel do líder na sociedade atual, vejamos algumas das suas características comportamentais e técnicas de ontem e de hoje.


O líder de ontem era aquele que:


- Exercia poder sobre os subordinados;

- Impunha a sua vontade;

- Procurava manter os subordinados sob dependência constante;

- Colocava a empresa à frente do bem-estar dos seus membros, pois ele se interessava apenas pelos resultados;

- Quando era necessário pressionar, dizia que a decisão fora tomada pelos níveis superiores da organização e que outras opções não eram possíveis;

- Era omisso no desenvolvimento das tarefas;

- Desconhecia a importância de dar feedback;

- Não fornecia os recursos necessários e fazia raros comentários sobre as atividades dos membros do grupo, à medida em que era interrogado.


O líder contemporâneo, antes de tudo, tem a habilidade para influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Ele exerce a sua função com criatividade, objetividade e assertividade.


O líder de hoje é aquele que:

- Tem paixão pelo que faz;

- É focado nas pessoas;

- É efetivo na sua comunicação com o grupo;

- É movido a desafios;

- É visionário. Sabe aonde quer chegar;

- Investe no desenvolvimento dos futuros líderes;

- Gerencia com paixão, sentimento e entusiasmo;

- Sabe conquistar a confiança dos liderados;

- Recicla-se constantemente para obter novos conhecimentos e habilidades de liderança;

- Delega responsabilidades de acordo com a competência de seus liderados; 

- Tem controle sobre suas atitudes diante de problemas inesperados; 

- Mostra com segurança o caminho que sua equipe precisa seguir;

- Cria uma atmosfera de criatividade e produtividade;

- Busca sempre novas ferramentas para que o trabalho de sua equipe possa ser mais produtivo.


As características comportamentais para a liderança de grupos são habilidades que precisam ser aprendidas e praticadas para tornar-se o líder que toda empresa e equipe gostariam de ter.

Por Soeli de Oliveira






Sobre o(a) colunista:



Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: soeli@sinos.net - Fone: (51) 9674-8677 - Novo Hamburgo – RS.



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