Institucional Consultoria Eletrônica

5 dicas para fazer o seu negócio mais sustentável


Publicada em 06/07/2019 às 16:00h 

1 - Planejamento estratégico

Adote a sustentabilidade no coração da sua empresa, estando presente em todas a suas atividades, pois a sustentabilidade não é apenas um departamento da empresa. Procure saber quais são os aspectos da sustentabilidade mais importantes no seu segmento e fique atento as seguintes questões: Sua empresa utiliza muita energia ou água? Onde estão os desperdícios? As matérias primas para fabricação ou prestação de serviços são poluentes? Existem alternativas para produzir como menor impacto e de maneira mais econômica? Se não, como sua empresa irá mitigar estes impactos? Além disso, quais são as condições de vida das pessoas que estão ligadas à sua empresa? O impacto social é positivo ou negativo?

2 - Gestão ambiental

Trabalhe para reduzir todo o tipo de poluição que sua empresa pode causar.

· Economia Circular - verifique o ciclo de vida de seus produtos ou serviços e reflita onde poderá reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais e energia.

· Logística reversa - viabilize a coleta e a restituição dos resíduos sólidos, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

· Matéria-prima confiável - pesquise o histórico do seu fornecedor, se o que está comprando vem de fonte renovável, se tem baixo impacto ambiental e se a mão de obra é responsável.

· Design sustentável - tenha produtos e serviços que estejam em sintonia nas questões ambientais, na sua produção, utilização e descarte.

· Neutralização de carbono - compre crédito de carbono ou cotas de reflorestamento em empresas certificadas.

· Licenciamento ambiental - obtenha o licenciamento para as atividades que exigirem.

 

3 - Uso eficiente da água

Fique atento a vazamentos e desperdícios no dia a dia da empresa. Instale novas tecnologias, como arejadores nas torneiras, e analise o modo de fabricação de seu produto ou prestação de serviço para encontrar novas formas de reduzir o consumo de água. Faça campanhas estimulando a economia de água por seus clientes e funcionários.

4 - Gerenciamento de resíduos sólidos

Faça a coleta seletiva e encaminhe para as empresas especializadas (materiais recicláveis para cooperativas de catadores e resíduos orgânico para a compostagem). Outros tipos de resíduos podem ser vendidos e gerar renda, como metais e óleo de cozinha. Analise o método de fabricação de seu produto ou prestação de serviço para encontrar formas de reduzir a geração de resíduos, como sobras e aparas. Além disso, fique atento às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12305/10.

5 - Uso eficiente de energia

Prefira sempre a iluminação natural, por isso abra janelas e deixe a luz do sol entrar. Pinte as paredes com cores claras, pois elas refletem os raios solares e deixam o ambiente mais fresco, gastando menos com ar condicionado. Instale equipamentos que consumam menos energia e use aparelhos elétricos de maneira correta como está indicado no manual. Limpe os filtros do ar-condicionado, já que a sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais. Tenha cuidado com os fios mal emendados, desencapados e mal isolados, pois eles podem causar fuga de energia e originar incêndios. Troque lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes ou de LED e desligue o computador quando não estiver em uso. Estude a possibilidade de adotar energias alternativas no seu negócio, como solar fotovoltaica ou eólica.

Fonte: Sebrae/RS


Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050