Mesmo que o MEI seja um modelo favorável para empreender,
é preciso estabelecer uma rota segura para que seu negócio seja sustentável
Levantamento
do Serasa Experian divulgado em setembro do ano passado apontou que o primeiro
semestre de 2018 registrou o maior número de abertura de empresas. Segundo o
documento, foram 1.262.395 companhias criadas no período, melhor resultado
desde 2010, início da medição. O crescimento na comparação com os primeiros
seis meses de 2017 foi de 10,5%. Ainda segundo o estudo, do total de empresas
novas registradas no período, 81,8% eram de microempreendedores individuais, os
chamados MEIs. Ou seja, essa modalidade de empreendedorismo está atraindo cada
vez mais gente, mas não basta apenas a vontade: o Microempreendedor Individual
precisa saber como planejar um pequeno negócio que seja sustentável.
Os
principais setores que viram novas empresas surgirem foram serviços de
alimentação (8,1%), higiene e embelezamento pessoal (7,6%), reparos e
manutenção de prédios e instalações elétricas (7%) e comércio de confecções em
geral (6,4%).
De acordo
com economistas do Serasa, o resultado reflete o que tem sido chamado de
"empreendedorismo por necessidade", ligado diretamente aos sinais ainda lentos
de recuperação da economia brasileira e ao número baixo de criação de empregos
no país.
O que planejar para abrir
uma empresa
É nessa
realidade que reside a máxima de que uma crise pode se transformar em
oportunidade. A constatação de que o mercado de trabalho está mais fechado para
quem procura emprego pode se transformar no impulso necessário para colocar em
prática um desejo dormente de empreender.
Mas a
decisão de iniciar seu próprio negócio precisa vir sustentada por um arcabouço
de informações: como planejar, por que planejar e como abrir um MEI, como fazer
um plano de negócios e o que significa planejar as finanças numa empresa.
Somente com as ferramentas adequadas é possível evitar que o sonho de
abrir um negócio próprio não saia do rumo ao primeiro sinal de turbulência.
Orientações de como
planejar um pequeno negócio
Uma das
maneiras de não perder a rota é ter o mapa adequado para seguir pelo traçado.
No e-book "Como Planejar um
Pequeno Negócio", o Sebrae RS oferece informações mais do que
necessárias para o empreendedor. A publicação, disponível para download
gratuito, traz orientações fundamentais para qualquer empreendedor que decida
abrir um negócio como MEI.
MEI é aquele
profissional que trabalha por conta própria e que, por meio do Portal do Empreendedor, regulariza sua
atuação profissional nos parâmetros da lei complementar 128, de 2008. A
categoria estabelece R$ 81 mil por ano como limite de faturamento bruto e
permite até um empregado que receba salário mínimo ou o piso da categoria. O
Sebrae foi um dos principais articuladores da criação da lei e das suas
atualizações, expandindo os benefícios da legislação.
Metas e objetivos
Ainda que o
ambiente estabelecido a partir do MEI seja favorável ao empreendedor solo, é
preciso estabelecer uma rota segura para que, mesmo pequeno, seu empreendimento
seja robusto e sustentável.
Para isso, é
preciso planejamento e saber onde se quer chegar. É o seu plano que vai
leva-lo ao destino final. Esse caminho precisa contar com metas e objetivos. Se
o objetivo é o que se deseja alcançar, a meta estabelece o quanto se deseja
alcançar e em que prazo.
As metas de
um empreendimento devem ser mensuráveis, exequíveis - tentar um passo maior do
que o possível pode ser o caminho mais curto para o fracasso - e precisam ser
significativas para seu negócio, factíveis e com prazos definidos para serem
realizadas.
Visão sistêmica
É importante
olhar o conjunto que forma um empreendimento, não só para um ou outro aspecto
dele.
Quem sabe
planejar conhece a fundo seu produto ou serviço oferecido, e é esse
conhecimento que sustenta uma estratégia sólida. Ela precisa estar baseada em
tudo o que está relacionado ao que se vende e como vende.
Seu
planejamento precisa envolver o controle de entradas e saídas de dinheiro e
também seu posicionamento no mercado, considerando as necessidades do
consumidor e o que fornecedores e concorrentes já oferecem.
O e-book do
Sebrae RS explica algumas ferramentas úteis na gestão de um negócio, tais como
PDCA (iniciais em inglês para Planejar, Fazer, Avaliar e Agir) e 5W2H (iniciais
das perguntas O fazer?, Por que fazer?, Onde fazer?, Quem fará? Quando fazer?,
Como fazer? Quanto vai custar?).
Na
publicação, também há exercícios práticos que ajudarão o empreendedor a
responder a essas e a outras questões relativas ao desenvolvimento de seu
negócio, além de jogos como caça-palavras e palavras-cruzadas, que ajudam a
fixar o conteúdo aprendido.
Fonte: Miriam de Lourdes Menezes da Silva - Sebrae/RS
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