Em vez de apenas dar
um desconto e talvez o cliente nunca mais voltar, por que não dar o desconto
apenas na segunda visita?
Promoção!
Coitada desta mal compreendida palavra. Muitos não lhe dão o devido valor ou a
temem por achar que ela representa dar desconto. Promoção é o ato de promover,
dar destaque, trazer para a frente, divulgar. Desconto é apenas uma das várias
formas de promover uma marca, produto ou serviço.
Tendo isso em mente,
vamos ver algumas ações de marketing que são facilmente aplicadas em qualquer
negócio e que podem potencializar seus clientes e suas vendas:
1 - Promoção
Bumerangue
Há
inúmeras variáveis desta ação, mas a estratégia é sempre a mesma: trazer o
cliente de volta para a loja, propiciar mais uma experiência de atendimento ao
cliente e ter ainda uma nova oportunidade de venda. Veja uma possibilidade:
As compras de um mês geram desconto no mês seguinte
Em
vez de apenas dar um desconto e talvez o cliente nunca mais voltar, por que não
dar o desconto apenas na segunda visita?
Essa
pode ser uma boa tática para meses de baixa na loja, todas as vendas de fim de
ano geram um cupom de desconto para ser utilizado no mês de janeiro. Inícios de
ano tendem a ser fracos para o varejo, pessoas na praia ou preocupadas com a
fatura do cartão que explodiu com os presentes de fim de ano. Essa estratégia
gera uma sensação de perda de oportunidade para o cliente: "se eu não for em
janeiro vou perder esse cupom", possibilitando assim um incremento no movimento
e nas vendas.
Pense
em usar esta dica em datas comemorativas subsequentes, as compras para o Dia
das Mães geram oportunidade para o Dia dos Namorados. Você fideliza o cliente
em duas datas de bom movimento.
2 - Cross Marketing
O
nome é estranho, mas a ação é simples, você só precisa de um parceiro que
atenda um público com um perfil similar ao seu, ou um público novo em que você
tenha interesse.
A
ação consiste em as compras realizadas no parceiro que geram um benefício que
deve ser retirado na sua loja e vice-versa. O legal dessa estratégia é
desenvolver um parceiro de um segmento diferente ao seu, mas com alguma
relação, por exemplo um restaurante e uma loja de vinhos, ou ainda uma loja de
acessórios com uma de vestuário.
3 - Invista em
experiência, não em propaganda
Claro,
propaganda é importante. Mas há outras formas, como investir em algo que
propicie que o cliente viva a experiência de apreciar o que você oferece,
gerando um relacionamento com a marca antes mesmo de o cliente entrar na sua
loja.
Uma
empresa de cosméticos recentemente usou a lista de passageiras de um voo
doméstico e deixou presentes na esteira de bagagens com etiquetas escritas à
mão para suas novas admiradoras. Você vai entender tudo assistindo
a este vídeo.
4 -
Relacione-se com seus clientes
Certa
vez ouvi um colega dizer: "A fidelização se dá pela recompra", e essa frase
bate na minha cabeça até hoje. Mas como atrair o cliente de novo?
Primeiro
é preciso dizer: cadastros são chatos! E você não quer seu cliente tendo
objeções ou atritos durante o processo de compra.
Mas então como me
relacionar?
Prefira
métodos pouco invasivos, certamente fazer um monte de perguntas não é legal,
mas as redes sociais estão aí, e usando com coerência são um ótimo aliado.
Crie um grupo no WhatsApp,
desses que só o Administrador pode enviar conteúdo. Gere um link de
acesso e crie um QR-Code,
coloque-o em um lugar de destaque da loja com uma chamada forte: "Quer ficar
por dentro das novidades?"
Aproveitando,
tenha o WhatsApp como um canal de atendimento e vendas. Você poderá se
surpreender com o resultado.
Facebook
e Instagram também são ótimas ferramentas, que tal sacolas com o nome dos
perfis da marca? Ou ainda um cartão dentro da sacola? Seja criativo.
5 - Surpreenda!
Fuja
do mesmo, seja diferente! E-mail padrão no dia do aniversário, não, né? Isso
vai pro spam. Mas uma carta de próprio punho agradecendo a parceria e
desejando felicitações enviado pelo correio é original. E o telegrama? Que tal?
E se
clientes mais especiais recebessem um mimo no trabalho? Sem falar no quanto
isso vai chamar a atenção dos colegas.
Autor: Alcir
Cardoso Meyer.
Gestor
Sebrae
Fonte: Sebrae/RS.