Institucional Consultoria Eletrônica

Balanço Patrimonial


Publicada em 15/08/2019 às 16:00h 

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.


De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.



COMPOSIÇÃO


O Balanço Patrimonial é constituído pelo:


 - Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

 - Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

 - Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.



AGRUPAMENTO


Os elementos da mesma natureza e os saldos de reduzido valor quando agrupados, e desde que seja indicada a sua natureza e nunca devem ultrapassar, no total, a 10% (dez por cento) do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilização de títulos genéricos como "diversas contas" ou "contas correntes".



DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS


Embora "liderado" pelo Balanço Patrimonial, essa é apenas uma das peças que compõe o conjunto de Demonstrações Contábeis. Integram o grupo das principais Demonstrações Contábeis, além do Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado, a Demonstração de Fluxo de Caixa, a Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido e a Demonstração dos Resultados Abrangentes. Integram as Demonstrações Contábeis as respectivas "Notas Explicativas".


Fonte: Portal da Contabilidade, com adequações da M&M Assessoria Contábil.



Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050