Pensando em comprar
uma franquia e ter seu próprio negócio? Antes de assinar o contrato, você deve
tomar alguns cuidados e seguir algumas recomendações, para que o sonho não vire
arrependimento.
Segundo o presidente
da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedheim, riscos são
inerentes a qualquer negócio, independentemente do tamanho da franquia
(microfranquia tem investimento inicial de até R$ 90 mil).
"Pense que você não
está comprando um item descartável, mas um projeto de vida, de longo prazo e
que envolve diversas variáveis. Não existem negócios sem riscos, mas você
precisa conhecê-los, avaliá-los, e ponderar se está preparado para se tornar um
franqueado" André Friedheim, presidente da ABF
Especialistas
alertam também que é preciso tomar alguns cuidados com franquias de baixo
valor. No caso das revendas de produtos, a recomendação é que você tenha uma
empresa em seu nome, podendo ser MEI (microempreendedor individual).
Formalizado, você terá alvará de funcionamento e conta bancária de pessoa
jurídica (o que facilita o acesso a crédito e financiamentos) e poderá vender
para outras empresas com a emissão de nota fiscal, além de garantir segurança
jurídica e acesso a benefícios sociais, como Previdência Social.
Os escritórios do
Sebrae-SP oferecem gratuitamente ao MEI serviços de abertura, alteração
cadastral, declaração anual de faturamento e geração de boleto da contribuição
mensal.
Veja abaixo as dicas
da ABF do que considerar antes de apostar em uma franquia:
1) Avalie o seu perfil
Antes de tudo, você
precisa se identificar com o negócio e o segmento de atuação, avaliando se
realmente tem perfil para ser franqueado. A franquia deve combinar com o seu
perfil e estilo de vida.
"Franquia não é um
investimento financeiro. Você deve se identificar com o negócio tanto como
cliente quanto como empresário, e os valores da empresa devem estar alinhados
aos seus" Adriana Auriemo, diretora de microfranquias da ABF
Você pode achar o
negócio interessante, mas tem de ver se aquela rotina e suas atribuições estão
alinhadas às suas expectativas, como ter de trabalhar de segunda a segunda, por
exemplo.
2) Pesquise marcas
Após escolher um
segmento de atuação, pesquise quais as franquias com modelos de negócios
disponíveis. É possível pesquisar no site da ABF. Avalie a fundo ao menos cinco
marcas.
Por mais que a
franquia seja de pequeno porte e com baixo investimento, isso não exime o
candidato de pesquisar muito antes de comprá-la. O franqueado deve conhecer bem
as regras do jogo e tirar dúvidas.
Se você optar pela
franquia digital no modelo home office, no qual o franqueado trabalha usando o
computador, de qualquer lugar e com horário flexível, saiba que praticamente
trabalhará sozinho.
"Nesse tipo de
franquia, o franqueado vende, compra, administra, capta clientes, enfim, é
responsável por toda a operação" André Friedheim,
presidente da ABF
3) Investigue o histórico do franqueador
A ABF recomenda
pesquisar o histórico da marca, saber por quanto tempo a empresa operou o
negócio antes de aderir ao franchising e a quantidade de unidades próprias.
"Toda empresa
precisa testar o modelo de negócio antes de iniciar a venda de franquias, para
adquirir a experiência do dia a dia" André
Friedheim, presidente da ABF
4) Veja se a franquia tem o selo da ABF
Outro critério de
avaliação é checar se a franquia tem o Selo de Excelência em Franchising, da
ABF.
Concedido
anualmente, ele é dado às empresas que se inscreveram para serem avaliadas por
uma pesquisa. As empresas precisam ser associadas à ABF para fazer a inscrição.
"Esse selo de
excelência é um aval que a ABF dá, após fazer uma pesquisa nas empresas, para
checar como estão funcionando" Adriana Auriemo,
diretora de microfranquias da ABF
5) Leia atentamente a COF e analise todos os itens
De acordo com a lei
que rege o mercado de franchising no país, a empresa deve disponibilizar ao
interessado a Circular de Ofertas de Franquias (COF) pelo menos dez dias antes
de o negócio ser fechado. Leia a COF e a lei de franquias. A circular traz
as regras do jogo, definindo o papel das partes.
É o raio-x da
empresa.
É importante
analisar uma série de itens da franquia, como taxa de instalação, gastos com
estoque, marketing e treinamento e reserva de caixa, além de identificar custos
embutidos no dia a dia.
Só vale comprar uma
franquia se você estiver completamente seguro de que o "pacote" do
franqueador contém todos os ingredientes necessários para ter sucesso no
negócio, além do seu empenho pessoal.
Para avaliar a
natureza do negócio e entender melhor a COF e o contrato de franquia, procure a
assessoria de um advogado ou empresa especializada.
6) Converse com franqueados
Converse com ao
menos dez atuais e ex-franqueados para saber como é a franquia na prática.
Visite também suas unidades. A COF traz a lista dos atuais franqueados e dos
que deixaram a empresa no último ano.
"Você conseguirá ter
uma visão bem real da vivência do negócio, pontos positivos e negativos no
negócio. Isso é um termômetro para ver como a franquia opera no dia a dia" Adriana
Auriemo, diretora de microfranquias da ABF
7) Estude o mercado e a concorrência
Verifique se a
cidade onde você quer instalar a franquia tem, de fato, potencial para o novo
negócio.
Vale conversar com a
associação comercial, gerentes do banco e prefeitura para entender a dinâmica
daquela localidade.
É recomendado usar
ferramentas de geomarketing, que irão ajudá-lo a escolher a localização ideal
do ponto comercial, pois analisam o potencial de mercado.
Estudar seus
concorrentes também é válido. Visite empresas do mesmo segmento da franquia em
que tem interesse, para ver como elas atuam.
8) Não invista 100% do capital no negócio
Franquia não é só o
investimento inicial. Por isso, a recomendação da ABF é não colocar todo o seu
dinheiro no negócio.
Você precisará ter
dinheiro para capital de giro e se manter durante os primeiros meses da
empresa, além de contar com a sazonalidade do negócio e ter sempre uma reserva
para emergências. Ou seja, prepare-se financeiramente.
9) Entenda a importância do capital de giro
Você deve entender a
importância do capital de giro, que é um recurso para bancar a operação
enquanto o negócio não se paga. O ideal é ter 50% a mais do investimento
inicial para bancar a operação até o ponto de equilíbrio, que é quando a
receita se iguala às despesas.
Segundo a ABF,
nenhum negócio começa faturando com todo o seu potencial. Até lá, é preciso
colocar capital na operação, além do que você já gastou no investimento
inicial.
10) Aproveite o treinamento
O primeiro ano da
franquia é um período de amadurecimento e aprendizado. A ABF recomenda que o
franqueado participe dos treinamentos que o franqueador oferece e não tenha
vergonha de perguntar e tirar dúvidas.
"Você precisa se
sentir parte da rede. Use e abuse do franqueador. Não tenha vergonha, vá atrás
de conhecimento" André Friedheim, presidente da ABF
Invista
constantemente em capacitação técnica e gestão de negócios nas áreas de
marketing e vendas, de finanças e administração, entre outras.
Fonte:
UOL
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