Atender bem este perfil de turista, que é economicamente
interessante, é também uma forma de promover a inclusão social
A população
de idosos do Brasil deve ultrapassar 65 milhões de pessoas até 2050, conforme o
levantamento realizado pelo Banco Mundial, intitulado como "Envelhecendo em um
Brasil mais Velho". O aumento da expectativa da vida dos brasileiros já é uma
realidade, e está impulsionando muitas atividades econômicas e gerando novas
oportunidades voltadas à melhor idade.
No turismo,
não poderia ser diferente. Segundo dados da ABAV (Associação Brasileira de
Viagens), os idosos correspondem a 15% da carteira de clientes e, de acordo com
um levantamento da Fundação Instituto de Administração, 32,9% das pessoas acima
de 60 anos viajam de duas a três vezes por ano, e 46,7% permanecem menos de
sete dias no destino escolhido.
Fica claro
que é um grande nicho de mercado. Mas as empresas estão preparadas para atender
este púbico de forma respeitosa, considerando as necessidades de atendimento
que o tempo impõe?
Confira 7 dicas para
melhorar o atendimento ao turista da melhor idade
1) Atenção e diálogo
Saber se
relacionar com pessoas e dar mais atenção do que o usual é fundamental, pois os
mais velhos em geral gostam de dialogar e serem bem tratados. Não basta falar
sobre preço de um pacote e encerrar a compra. É necessário pensar nas demais
necessidades e oferecer serviços que proporcionem segurança e tranquilidade.
2) Conveniência
Disponibilizar
check-in antecipado para evitar filas além dos aeroportos, ficha médica com
remédios utilizados e seguro viagem estão entre os serviços que os turistas da
terceira idade gostariam que as agências oferecessem.
3) Sociabilização
Oferecer
atividades de relacionamentos e convivência, muitas vezes, fazer novas amizades
é a grande expectativa de uma viagem.
4) Cuidados especiais
Com o tempo
a sensibilidade dos sentidos do toque, do paladar, da visão, audição e olfato
mudam. É preciso repensar se a forma que oferecemos os produtos e serviços está
considerando estes aspectos.
5) Acessibilidade
É
fundamental fazer algumas adequações na estrutura e mobiliário, conforme
previsto na NBR 9050:2004, como remoção de barreiras arquitetônicas, móveis
ergonômicos, iluminação suficiente nos hotéis e nas áreas de acesso, folders,
guias, menus, sinais e símbolos fáceis de ler e entender, comunicação oral
igualmente compreensível são algumas facilidades que devem ser oferecidas ao
turista de terceira idade.
6) Transporte
Além de
veículo adequado, vale lembrar-se das dificuldades de mobilidade para
subir e descer do ônibus ou para acessar e dos cuidados como oferecer mais
paradas durante o trajeto, pois é comum entre os idosos sofrer incontinência
urinária.
7) Atividades físicas
Proporcionar
e estimular atividades que contribuam para o bem-estar de sua saúde.
É importante
a compreensão do mercado sobre as limitações dessa faixa etária, pois elas
existem e são frutos de um processo natural de envelhecimento. Atender bem este
perfil de turista, que é economicamente interessante, é também uma forma de
promover a inclusão social.
Por Amanda Paim
Coordenadora Estadual da Economia Criativa e
Turismo do SEBRAE/RS
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