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Software de CRM ou ERP?


Publicada em 10/11/2019 às 09:00h 

Essa dúvida paira sobre muitos empresários que por desconhecerem os objetivos dos Programas de CRM ou dos populares ERP acabam se confundindo e abrindo mão de uma ou outra ferramenta de gestão.

Vamos esclarecer o que é um e o que é o outro:

Software de CRM ou Software de Vendas

Esses programas existem há muito tempo, mas começaram a ficar mais populares, em especial, de cinco anos para cá. Com o avanço da internet muitas empresas start ups começaram a desenvolver Sistemas de CRM Online, aplicativos e cá entre nós a tecnologia nas nuvens caiu como uma luva para reduzir em muito o valor de investimento.

Os já populares Customer Relationship Management, ou só CRMs, podem ser adquiridos por qualquer tipo e tamanho de empresa. Sequer existe instalação, muitos são como portais onde o cliente tem login e senha para ter acesso as funcionalidades do Programa de CRM.

O Software de CRM Online tem como principal objetivo ajudar o gestor e o profissional de vendas na gestão do relacionamento, vendas e oportunidades nos clientes prospect, ativos ou inativos.

Dificilmente um Software de CRM se tornará um ERP.

Softwares ERP - Enterprise Resource Planning

São sistemas de gestão bem mais robustos e tem por objetivo fazer a integração entre informações e processos entre todos os setores da empresa.

É muito comum a empresa ter um software que emite nota fiscal, faz a gestão dos estoques, controle financeiro, RH, logística, produção, entre tantos outros departamentos ou processos. Esse é o ERP.

Para ficar ainda mais claro podemos citar grandes organizações que comercializam ERP como a SAP, TOTVS, Sênior e mais um número enorme de pequenas empresas que vendem sistemas cujo objetivo é integrar e gerenciar todos os processos da empresa.

Muitos ERPs têm entre seus módulos a função do CRM, mas por vários motivos, acabam por não ser tão funcionais, simples ou focados nos processos do dia a dia do vendedor. Talvez por isso existem muitas empresas que se dedicam a vender somente o Software de CRM.

Dificilmente um Software de ERP terá um módulo de CRM tão estruturado quanto os Softwares de CRM disponíveis no mercado.

Então, qual é a solução?

Imagine a seguinte comparação: uma pessoa sai pela manhã somente com a calça e sem camisa. Ou seu contrário. Chega na empresa somente com a camisa e sem as calças.

Além do constrangimento, é quase certo que esse "pequeno esquecimento" fará com que nosso amigo seja proibido de entrar no trabalho.

O que eu quero dizer é que calça e camisa se completam.

Assim deve pensar o empresário. O ERP e o Programa de CRM se completam e podem trabalhar de forma integrada sem problema algum.

São softwares distintos com objetivos diferentes, mas que em harmonia farão uma enorme diferença para a saúde e bem-estar do seu negócio.

Dependendo da quantidade de vendas diárias que a sua empresa faz nem recomendo integrar os dois sistemas.

Minha sugestão é que todo empresário/empreendedor faça uma análise e compreenda os conceitos de Sistema de CRM e ERP.

Fazendo uso mais uma vez da analogia acima com o uso de ambos os softwares sua empresa com as "roupas" adequadas estará sempre bonita e elegante aos olhos do mercado.

Por Paulo Araújo






Sobre o(a) colunista:



Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de "Paixão por Vender" - Editora EKO, entre outros livros.



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