Trevisan destaca a
necessidade de desenvolver produtos personalizados às necessidades das empresas
e aos serviços oferecidos pelas seguradoras
O setor de seguros é um dos mais tradicionais da economia, mas também um dos
que menos alterações sofreu nas últimas décadas. Essa realidade gerou áreas
extremamente burocráticas e processos manuais defasados, contrastando com
outros ramos que possuem fluxos automatizados e mais dinâmicos, como o
financeiro. Além da necessidade de ajustes nos produtos para atender às novas
tendências sociais e demográficas, como a maior longevidade da população, as
empresas do segmento entenderam a urgente necessidade de mudança de paradigmas
e da forma de realizar seus negócios, e passaram a inovar para atrair clientes
e entregar mais valor.
Levantamentos
da consultoria Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento em
tecnologia, apontam que o mercado se move na direção da transformação ou da
disrupção digital. No atual momento da economia mundial, já é possível afirmar
que todo negócio precisa considerar o digital. O que varia entre os negócios é
o como, ou seja, o quanto se utiliza ou fornece serviços digitais.
O
CEO da uMov.me, Alexandre Trevisan, conta como iniciou o desenvolvimento da
plataforma sem programação (No Code Platform), hoje líder no segmento de
criação e gestão de aplicativos corporativos no Brasil e que atende também às
seguradoras. Conforme ele, a empresa desenvolvia aplicativos e soluções B2B por
projeto, mas entendia esse processo como muito lento e oneroso ao cliente, e,
consequentemente, difícil de chegar a um resultado ideal. "Diante desse
cenário, entendemos que tínhamos um mercado importante, especialmente de
empresas de pequeno e médio portes, que não tinham acesso a essas tecnologias,
porque não tinham condições de contratar projetos em função do custo e do tempo
de entrega. Logo, a plataforma nasceu para atender a esse mercado, de forma
mais ágil e sempre ajustada à realidade de cada um dos clientes. Chamamos isso
de modelo personalizado ou de customização massiva", explica Trevisan.
O
CEO aponta que, de um modo geral, as pessoas buscam uma solução que tenha
"a sua cara". No caso da área de seguros, a plataforma (www.umov.me)
propõe que "toda seguradora, securitário e segurado devem estar
conectados" e, nesse sentido, usa aplicativos para ajudar a aprimorar a
comunicação e os negócios do meio.
"Anteriormente,
o que ocorria quando se buscava um software para empresas era a apresentação de
uma solução em que o cliente deveria se encaixar. E entendíamos o contrário,
queremos compreender a necessidade do cliente e entregar uma solução para
atendê-lo sob medida, de uma forma mais ágil, sem custo alto, então a
plataforma surgiu com essa finalidade, em 2011", explica o executivo.
Dessa
forma, todos os meses, a plataforma ganha novos recursos e avança
tecnologicamente. Uma das últimas novidades incluídas foi o planejamento de
equipe de campo, que permite otimizar as rotas e, consequentemente, os
recursos, o que faz com que o cliente consiga atender a um universo maior de
pessoas com uma estrutura menor.
Como
exemplo, Trevisan cita o atendimento prestado aos corretores de seguros que,
eventualmente, tenham de visitar os clientes. "Como conseguir a melhor
rota e garantir isso em melhor tempo? Ou como otimizar tempo de vistorias em
caso de seguros residenciais ou de veículos? Então a gente embarcou algoritmos
que permitem solucionar problemas desse tipo e geram um ganho financeiro para a
companhia, pois, quando tu rodas menos, tem menos impacto ambiental, entre
outros benefícios", garante o gestor.
Entre
os serviços que podem ser incrementados e automatizados, a plataforma destaca
as vistorias em imóveis, veículos, empresas e a emissão de apólices.
Plataforma é
pioneira em apólices na área da construção civil
Alta
tecnologia aliada ao atendimento humanizado de um corretor de seguro são os
pilares da GEO, empresa de gestão de dados e de apólices on-line para
corretores de seguros, liderada pela diretora Rossana Costa. A empresa,
fundada em 2004, nasceu com o propósito de fazer a distribuição de seguros para
a construção civil em todo o âmbito nacional. Com a expertise de 15 anos no
mercado da construção e imobiliário, a GEO também está expandindo sua atuação
para o ramo de crédito.
Na
avaliação de Rossana, o crescimento do mercado digital incentivou o
desenvolvimento de soluções para otimizar o processo burocrático do ramo de
seguros. "Com isso, apresentamos uma melhora na classificação de risco,
com taxas mais competitivas e, efetivamente, reduzimos custos", explica
ela, lembrando que o primeiro produto disponibilizado foi o seguro prestamista.
O
contrato prevê quitação de empréstimos em caso de falecimento e invalidez
permanente. "Hoje, desenvolvemos outros produtos no ramo da construção
civil que envolvem todas as etapas de uma obra", complementa.
Para
Rossana, as novas tecnologias surgem para agilizar os trâmites do mercado.
Rossana ressalta, ainda, a importância da digitalização das apólices para os
setores de seguros e da construção civil, com a qual toda a cadeia pode ser
beneficiada, inclusive o corretor, que, muitas vezes, pode ser visto como um
posto em extinção, devido ao avanço tecnológico.
"E
o que fazemos é justamente valorizar o papel do corretor e do atendimento
humanizado que esse profissional tão importante representa na aquisição de um
seguro, pois as pessoas, em caso de sinistro, não querem ser atendidas por um
equipamento de call center, e sim por aquela pessoa de confiança, o
corretor", garante ela.
Nesse
sentido, a CEO assegura que os corretores têm papel fundamental nesse processo,
mas que, no entanto, também precisam enxergar a tecnologia como uma aliada.
"Por isso investimos na qualificação do atendimento do corretor, aliada às
soluções tecnológicas como ferramentas para tornar o processo ágil e otimizar
custos. Dessa forma, somos a única plataforma 100% digital, desde os
simuladores até o sinistro, e, hoje, contamos com mais de mil corretores em
todo o País", destaca.
Fonte: Jornal do
Comércio (RS)
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