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Tecnologias que facilitam a vida de um franqueado


Publicada em 03/12/2019 às 09:00h 

Diferentemente do que muitos pensam, o varejo físico também possui uma infinidade de dados à disposição dos empresários e profissionais. Saber o que fazer com essa quantidade de informação é o que separa as empresas que têm sucesso das que não conseguem se destacar em seus segmentos. Para conseguir extrair insights importantes para seu negócio e conseguir crescer é preciso contar com o apoio da tecnologia. Hoje, não é apenas o comércio eletrônico que tem soluções para auxiliar na gestão. O ambiente offline também pode contar com o apoio.

1 - Plataforma de gestão financeira: Muitos sistemas de gestão financeira são desenvolvidos para visualização do fluxo de caixa e DRE (demonstrativo do resultado do exercício). Contudo, hoje é possível encontrar soluções que encaram esses relatórios não como um fim, mas como uma consequência do dia a dia da empresa. Dessa forma, conseguem automatizar processos e facilitar a rotina dos profissionais da área, reduzindo o trabalho manual e erros operacionais - além de possibilitar que as pessoas foquem em análise de dados e na rápida tomada de decisões.

2 - Soluções de gestão comercial: Vender é a essência de qualquer negócio - quem não vende seus produtos e serviços, morre! Portanto, é fundamental também contar com uma boa ferramenta que faça a gestão comercial de sua loja, garantindo que toda a movimentação seja registrada e, principalmente, ofereça os principais indicadores para a gestão de forma fácil e ágil. Assim, é possível tomar decisões assertivas e elaborar a melhor estratégia de crescimento.

3 - Digitalização de documentos: Seja uma franquia grande ou pequena, a quantidade de documentos que um gestor precisa lidar cresce a cada ano. Relatórios, notas fiscais e recibos são apenas alguns exemplos que precisam ser guardados por muito tempo e ter uma atenção redobrada com o armazenamento. O ideal é contar com recursos de digitalização, pois reduz não apenas o espaço físico que esses papéis consomem como também facilita a organização e a segurança.

4 - WhatsApp para comunicação: Pode ser uma ferramenta que oferece ganho estratégico. O bom uso do app auxilia bastante na comunicação com a rede, compartilhamento de boas práticas, divulgação de campanhas e/ou resultados e até mesmo no relacionamento com os consumidores. Muitas lojas esabandonam o telefone fixo e utilizam os smartphones por conta disso.

5 - Monitoramento de Fluxo: Tão importante em saber quanto vendeu, é saber o quanto deixou de vender. A maioria das lojas que apresenta desempenho ruim não é por queda de fluxo de consumidores, mas por baixa produtividade e conversão. Portanto, medir a quantidade de pessoas que o local teve é essencial para analisar se a equipe de vendedores está com um ótimo indicador de conversão e até ver se determinada ação de marketing teve o efeito esperado.

Por Henrique Carbonell - Sócio-fundador da F360º










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