Institucional Consultoria Eletrônica

Seis reflexões a serem feitas antes de delegar tarefas


Publicada em 06/01/2020 às 14:00h 


Delegar tarefas é muito mais do que mandar fazer. Para ter êxito nessa empreitada, é preciso desenvolver as competências e as habilidades de um líder.

1. Por quê? Delegar possibilita que você se foque nos aspectos estratégicos do negócio, ao mesmo tempo em que aumenta o comprometimento, a integração e as habilidades da equipe.

2. Quando? Sempre. Você precisa ter tempo para se concentrar em fazer as coisas acontecerem na sua empresa. Para isso, precisa delegar tarefas, sobretudo as do plano operacional.

3. O quê? Analise constantemente suas atividades e veja quais podem ser feitas pelos colaboradores. Lembre-se, porém, que delegar não é se livrar do trabalho de que não gosta de fazer.

4. A quem? Isso exige que você conheça o perfil e as habilidades de cada colaborador para delegar a tarefa certa para a pessoa certa. Tome dois cuidados: distribua as atividades de forma equilibrada, sem sobrecarregar os que você considera mais aptos, e treine a pessoa antes de atribuir-lhe a responsabilidade.

5. Como? O trabalho, seus objetivos e impactos no negócio, o resultado esperado, os prazos de início e término, as responsabilidades e o grau de autoridade que o colaborador terá para realizá-lo precisam ficar claros. Ter processos definidos torna a delegação absurdamente mais fácil. Acompanhe a evolução, mas dê espaço para a pessoa fazer as coisas a seu modo.

6. E você? Sua função é criar condições para que a equipe execute a atividade da melhor forma. Isso implica acompanhar as tarefas, esclarecer as dúvidas, eliminar as dificuldades e valorizar os trabalhos bem feitos. Afinal, a responsabilidade pelos resultados - bons ou ruins - é somente sua.

Fonte: Contas em Revista


Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050