Institucional Consultoria Eletrônica

Está na hora de sair do planejamento e ir para o fazimento


Publicada em 07/01/2020 às 09:00h 

A frase que dá o titulo para esta crônica eu a ouvi do meu amigo Fernando Trezza.

Embora de fácil compreensão e entendendo muito bem o que ele queria dizer, imaginei que a palavra fazimento não existisse na língua portuguesa. Mas, fui ao dicionário e a palavra existe.

Refletindo um pouco mais sobre a frase, o ensinamento é ir além do planejamento. Partir para o ato de fazer.

Muitas vezes planejamos, planejamos... e, nunca realizamos.

Sempre estamos em busca das condições ideais para realizar algo. Só que não existem condições 100% ideais. Logo, temos que fazer dentro do cenário que nos é oferecido. Mesmo pensando grande, muitas vezes temos que começar pequenos.

Quando falamos em planejar, que é a fase onde se estabelece os objetivos e como alcançá-los, ou seja, um plano de ações para atingir as metas traçadas, lembro que Henry Fayol, há 100 anos já dizia que as funções do gestor não paravam em planejar. Mas, era também de:

Organizar: que é a forma de gerir os recursos humanos, financeiros e materiais, alocando-os da melhor maneira segundo o planejamento estabelecido;

Dirigir: Definir o grau de participação, colaboração e responsabilidade de cada um para atingir os objetivos definidos; coordenar as atitudes e esforços de toda a equipe, em prol dos objetivos traçados. Fazer com que todos "joguem" para o mesmo lado;

Controlar: Estabelecer padrões e medidas de desempenho. O controle permite que se maximize a probabilidade que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas. Se detectar erros, reinicie o processo planejando dentro das melhorias encontradas.

Portanto, saia do planejamento. Vá para o fazimento! O ato de fazer, de realizar, de executar, de desenvolver ou construir algo.

Contextualizando, fazimento é o ato de sair do planejamento e executar, na prática.

Portanto, bons planejamentos e ótimos fazimentos.

Marcone Hahan de Souza.

Contador e Administrador






Sobre o(a) colunista:



Marcone Hahan de Souza

Administrador e Contador. Sócio da M&M Assessoria Contábil.



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050