Site, blog e mídias sociais são
canais que aproximam as marcas de seus clientes e podem gerar excelentes
resultados para as empresas. O desafio é elaborar ações alinhadas às necessidades
do negócio.
Cerca de 70% da população brasileira tem
acesso à internet, segundo o relatório Digital in 2019, desenvolvido
pela Hootsuite em parceria com a We Are Social. O estudo aponta que o País
possui quase 150 milhões de internautas e que eles passam, em média, 9 horas e
29 minutos online.
"Todo mundo está conectado. Ou você está na
web ou não existe", contextualiza o diretor da Academia do Marketing, Alberto
Valle. A grande questão é: como desenvolver ações de marketing em um ambiente tão
vasto e competitivo? As possibilidades de estratégias que podem ser
desenvolvidas são muitas e variam de acordo com as características de cada
negócio.
Ter um site, por exemplo, é mandatório, e
algo relativamente simples de desenvolver. Atualmente, existem plataformas que
viabilizam a construção das páginas sem que seja necessário ter conhecimento de
programação, constata Valle. "O problema é que o site, sozinho, não funciona,
porque ele tem que ser encontrado. É aí que entram as ferramentas de marketing
digital", afirma.
Um dos recursos mais importantes é o Search
Engine Optimization (SEO, ou otimização para mecanismos de busca), que segue
alguns padrões de formatação e, assim, favorece a visibilidade do conteúdo em
buscadores como o Google, objetivando o ranqueamento das páginas nas primeiras
posições. "O marketing de busca tem duas dimensões: busca orgânica e os
anúncios pagos", detalha Valle. O ranqueamento orgânico é resultado exclusivo
da relevância do conteúdo, enquanto na plataforma de anúncios paga-se um valor
por palavra-chave, com o intuito de que a página seja divulgada com destaque.
Mas o SEO está sempre associado a outras ferramentas, como blogs corporativos,
landing pages (páginas de captura de contatos), etc. Dificilmente uma iniciativa
nessa área trará bons resultados se não estiver vinculada a uma estratégia bem
desenhada.
Propósito em primeiro lugar
O coordenador de pós-graduação e extensão
da ESPM, Sthefan Gabriel Berwanger, avalia que as empresas brasileiras ainda
estão investindo de forma equivocada no marketing digital. Para ele, "falta
visão de negócios e planejamento estratégico". "As ações são feitas de forma
desordenada, sem pensar no objetivo", critica. E não são apenas as pequenas
empresas que falham, trata-se de erro comum, que pode ser observado, também, em
grandes companhias, adverte.
As estratégias de marketing digital atendem
a diferentes propósitos: colaboram para atrair clientes em potencial, educar o
público consumidor sobre produtos ou serviços, fortalecer a marca, gerenciar o
relacionamento com o cliente, alcançar novos mercados, enfrentar novos
competidores, entre outros. O problema é que, frequentemente, as ações são
desenvolvidas sem considerar esse diagnóstico. "A partir desse entendimento é
que se vai buscar o canal mais adequado", sustenta Berwanger.
Toda a estratégia de marketing digital deve
estar associada aos objetivos traçados pela empresa e aos resultados esperados,
mas é preciso que o empresário também entenda quais são as ferramentas mais
adequadas para o seu negócio. Berwanger recomenda que os gestores busquem
informações e cursos introdutórios de marketing digital capazes de explicar o
tema a partir de cases. O objetivo não deve ser aprender técnicas, mas conhecer
as melhores práticas para saber como demandar serviços. Ele frisa que esse é um
serviço especializado, a ser realizado por profissionais da área.
Marketing digital em cinco passos
Berwanger sugere algumas etapas no
planejamento e execução das ações de marketing digital.
1. Faça um diagnóstico interno
Analise qual é o momento atual da empresa e
quais são as necessidades, para entender o que deve ser priorizado.
2. Contrate serviços especializados
Definindo o propósito das ações, procure
agências ou profissionais capacitados.
3. Incremente o investimento aos
poucos
Se precisa executar campanhas pagas no
Google, comece com valores menores. Os investimentos devem ser aumentados aos
poucos, de acordo com os resultados obtidos.
4. Acompanhe as metas alcançadas
Estabeleça métricas e acompanhe
periodicamente os resultados das ações implementadas.
5. Tenha flexibilidade para ajustar
as estratégias
As táticas podem ser revistas no meio do
caminho, sempre considerando os objetivos da empresa e as metas estabelecidas.
Fonte:
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