Pode
parecer absurdo, mas há empresas que fazem o mais difícil - lançam um produto,
fazem propaganda, colocam no mercado, fazem uma grande promoção de lançamento,
interessam o cliente, mas... o cliente interessado não consegue
comprar! Isso já aconteceu comigo várias vezes e garanto que já aconteceu com
muita gente.
Outro
dia mesmo vi uma promoção de uma operadora de telefonia e tentei comprar.
Liguei para dez lugares. Ninguém sabia da tal promoção. De um lugar me jogavam
para outro e... nada. Até que desisti.
Vi
o anúncio de uma promoção de veículos num jornal. Liguei para a concessionária
e pedi para falar no departamento de vendas. Ninguém sabia da promoção! Um dos
vendedores teve a capacidade de me dizer que talvez fosse um concorrente que
estivesse fazendo aquela promoção e que com certeza ali não era. E eu estava
com o anúncio nas mãos. Quando li para ele o anúncio de sua própria empresa ele
ficou pasmo! Disse: Ninguém avisou a gente dessa promoção!
Isso
sem contar as empresas que fazem tantas exigências para vender uma simples
mercadoria que o cliente desiste. Exigem um cadastro absurdo. Perguntam tudo. E
perdem a venda!
E
ainda existem empresas que não aceitam cheque, nem cartões de crédito, e...
quem sabe, nem dinheiro! Como querem que eu compre??
Há
empresas que complicam para entregar, para deixar testar o produto, para abrir
o pacote, para deixar o cliente experimentar. Enfim, complicam tudo! Como
querem que eu compre??
Ligo
para uma empresa e peço para que venham à minha casa para fazerem um orçamento.
A pessoa que atendeu disse que prontamente eu seria atendido. Pedi para marcar
uma data e uma hora para a visita do orçamentista. Ela me respondeu: Impossível
marcar hora! Ele irá quando puder. Como querem que eu compre??
Chamo
a assistência técnica de uma empresa especializada em meu produto. O técnico
marcou cinco vezes a visita à minha casa. Fiquei esperando. Ele não foi. Quando
liguei reclamando do atendimento, a pessoa me disse: o nosso técnico é
muito ocupado! E a empresa continua fazendo propaganda nos jornais!
Como querem que eu compre??
Mais
uma. Ligo para uma empresa. A pessoa que atendeu não sabia nada sobre a empresa
e menos sobre os produtos anunciados. Quando disse a ela que ela parecia não
saber muito sobre a empresa e os produtos ela me respondeu: "- Não
mesmo. Eu só trabalho aqui!"
Será
que nosso cliente também não estará dizendo de nós - "Socorro! Quero comprar e não consigo!"? Será
que nosso pessoal e nós próprios, empresários, temos a plena consciência de que
o mercado mudou, o cliente mudou, que a competição será a cada dia mais
acirrada e que temos que facilitar a compra de todas as formas possíveis e
imagináveis? Será que temos consciência de que o cliente sabe que hoje há
muitas empresas e produtos que o desejam e que a qualidade dos produtos
concorrentes a cada dia é mais semelhante e os preços quase iguais? Será que
temos consciência de que é quase um milagre quando um cliente deseja comprar
nosso produto, com tantos concorrentes no mercado?
Pense nisso. Dê uma avaliada em sua empresa antes que seja tarde.
Por Luiz Marins