Institucional Consultoria Eletrônica

PASSO A PASSO de Pedido de Consulta Junto a Receita Federal


Publicada em 04/02/2020 às 12:00h 

Quando uma pessoa física ou empresa está com dúvidas sobre a aplicação da legislação tributária, em especial sobre a interpretação da mesma (se o tributo é devido ou não, qual a base de cálculo para o seu caso específico, etc.), é possível e interessante que a empresa (ou a pessoa física) realize uma consulta formal (por escrito) junto ao órgão que administra o tributo em questão. Normalmente, após a análise o órgão responde por escrito e para quem consultou. A resposta tem um certa "força de lei". Ou seja, inicialmente, se observar os procedimentos definidos na resposta, enquanto não mudar a legislação, dificilmente um fiscal irá autuar a empresa (ou pessoa física). E, mesmo autuando, a resposta escrita da consulta, normalmente é argumento suficiente para aniquilar entendimentos diferentes de um fiscal ou outro.

A seguir, um passo a passo para protocolizar um pedido de consulta junto a Receita Federal do Brasil, para as empresas (ou pessoas físicas) que possuem DTE (Domicílio Tributário Eletrônico).

1 - Transformar o Documento de Consulta em PDF, observando-se o limite máximo de 1.5 MB;

2 - Acessar o site da Receita Federal do Brasil (www.receita.economia.gov.br), ir no E-CAC (Central de Atendimento ao Contribuinte - Eletrônico via certificado digital;

3 - Clicar na ABA LEGISLAÇÃO E PROCESSOS;

4 - Clicar em ABRIR DOSSIÊ DE ATENDIMENTO;

5 - Selecionar o "tema" de CONSULTA;

6 - Especificar Domicílio Fiscal do Contribuinte e ABRIR DOSSIÊ DE ATENDIMENTO;

7 - Anexar o PDF gerado no passo 1;

OBS: Para contribuintes não optantes pelo Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), pode-se abrir um DTE no momento, ou o protocolo deve ser realizado FISICAMENTE perante a unidade de Atendimento da Receita Federal do Brasil da localidade. Nesta hipótese, é necessário reconhecimento de firma de quem assina a Consulta e cópias autenticadas do documento de identidade deste e do Contrato Social da empresa.

Fonte: Sulpetro, com adaptações da M&M Assessoria Contábil.


Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050