Imagine a situação: você trabalha
em uma concessionária de carros importados. Entra um sujeito mau vestido, barba
por fazer, aparência bem rudimentar. Fala alto e sempre com gestos exagerados.
Ao mesmo tempo entra uma pessoa bem vestida, cabelos e barba bem cortados, fala
mansa e educada, traz em si um certo "quê" de autoconfiança e gestos
sutis e gentis.
Para qual dos dois você prefere vender? Ou de qual dos dois
você prefere comprar?
É claro que conhecemos casos e mais casos de pessoas simples
e com uma imagem pessoal digamos nada adequada, mas com muito dinheiro na conta
e pra lá de idôneas.
Mas também sabemos que, o que nossos olhos veem infelizmente
o cérebro julga e você como profissional de vendas não pode deixar esses
detalhes atrapalharem sua carreira e seus resultados.
Cuidado com a aparência pessoal. O seu trabalho é o seu
grande ganha pão, então que tal investir um pouco mais em itens como um bom
corte de cabelo e o uso de alguns cosméticos que também podem ajudar? As
mulheres estão presentes cada vez mais em cargos de liderança e os homens devem
mudar e tornar a sua presença mais "digamos", agradável, aos olhos e
olfato feminino. Prefira comprar sapatos e roupas de melhor qualidade, além de
ter um caimento melhor no corpo elas têm um prazo maior de vida.
Atenção ao vocabulário. Procure falar a nossa língua de forma
clara. Não estou sugerindo que fale tudo certinho, afinal na língua falada o
importante é se fazer entender. Nada de gírias, evite palavrões e não queira
usar jargões da moda do público jovem que nada tem a ver com você. Certa vez
entrei em uma loja e o vendedor me cumprimentou assim: - Tudo bem mano? Eu
disse: - Nossa! Eu não sabia que tinha um irmão desconhecido? As piores são
quando somos chamados de tio, irmão, fala véio (essa é de matar qualquer venda)
e outras palavras que nada tem de bonito.
Cuidado com intimidades e brincadeiras. Nada de querer ser
amiguinho íntimo de quem você não é e não coloque as pessoas, sejam amigas ou
não, em situações embaraçosas. Agora com celulares que filmam e batem fotos
surgiu uma grande onda de colocar filmes e fotos em momentos de descontração na
Internet só para "sacanear" as pessoas. O amigo ficou bêbado naquela
pescaria? E daí, o problema é dele. Você não precisa ficar fotografando o
sujeito ou filmando suas trapalhadas e explorar essa situação para se fazer de
engraçado. Não procure arranjar inimizades e problemas de relacionamento onde
não se deve.
A sua imagem deve gerar confiança na equipe e no comprador.
Confiança é o que gera venda. Produto é importante, qualidade e assistência
técnicas são importantes, mas confiança é o que vende de verdade. E quem gera
esse atributo? Você vendedor! Nunca se esqueça que além do aspecto técnico do
produto é a sua pessoa que vai influenciar a decisão de compra.
A primeira impressão é a que fica. Eu até concordo que você
pode mudar a primeira impressão, mas é difícil e muito mais complicado. Não
perca a oportunidade de fazer bonito no primeiro contato. Seja gentil, amável e
esteja preparado tecnicamente para tirar as dúvidas do cliente. Concorrente é o
que não falta na praça e todo e qualquer detalhe pode fazer a diferença na hora
da decisão final.
Pode ter certeza que a sua imagem é o seu maior cartão de
visita. Pode parecer preconceito, você pode argumentar que o mais importante é
o que você é e não o que parece ser. Essa discussão é mais filosófica do que
prática. O fato é que uma embalagem bonita sempre atrai mais a atenção no
supermercado.
Por Paulo Araújo