A Pix Mídia tem mais
de 250 clientes em todo o Brasil
Nascida
da fusão de uma empresa de software com uma de comunicação interna, a Pix
Mídia, de Esteio, oferece o serviço de televisão corporativa. A iniciativa é
dos fundadores Renan Kreling, Karine Santos, Cássio Hoffmann, e Hugo
Ferreira Alves. A Pix trabalha com um sistema que otimiza o diálogo institucional. O
usuário gerencia o conteúdo que será exibido para os colaboradores, podendo
elaborar grades de programação, agendamento e segmentação.
O
sistema da Pix disponibiliza materiais com os quais os clientes podem
criar seus comunicados e com conteúdos automatizados, como busca de notícias,
previsão do tempo, além de indicadores financeiros, agrícolas e de moedas. Há,
também, a parte de entretenimento, com futebol e horóscopo. O time de marketing
da empresa elabora, ainda, conteúdo autoral sobre educação, boas práticas no
ambiente de trabalho, datas comemorativas e conscientização sobre temas
específicos.
Renan,
que além de sócio é um dos fundadores, tem uma história particular no
empreendedorismo. "Iniciei minha carreira na vida militar muito cedo. Aos
18, já tinha finalizado o curso para sargento. Vivi um bom tempo assim, mas
tinha vontade de ter um negócio. Comprei, com meu cunhado, uma empresa de São
Paulo e trouxe para Esteio. Acabei vendendo por 1/5 do meu investimento. Foi
uma perda bem considerável de capital", lembra.
Após
esse início, que poderia ser traumatizante, Renan buscou na aviação comercial a
estabilidade que tinha na Força Aérea. A vontade de empreender, no entanto,
falava alto e ele buscava, diariamente, um modelo de negócio diferente para
apostar. "A Karine, minha esposa, me deu um choque de realidade. Falou que
eu tinha que me decidir, parar de pensar em mil coisas e escolher algo. Isso
foi importante", garante Renan. Karine hoje ocupa o cargo de gerente de
sucesso na Pix.
O
formato decidido à época foi o de telas que pudessem ser instaladas em locais
de grande fluxo para faturar com venda de espaço publicitário. Como cada tela
precisava de um computador para ser operada remotamente e as finanças não iam
tão bem, Renan e Karine foram atrás de inovação. Encontraram em São Paulo
um fornecedor de minicomputadores com sistema operacional Android.
Renan
só não esperava que surgiria ali uma parceria. "Um dia, o Cássio me
perguntou para quê eu usava os minicomputadores e acabou me surpreendendo com a
informação de que ele desenvolvia softwares também. Então ele propôs o
desenvolvimento deste serviço e começamos a trabalhar."
Com
a crise de 2015, Renan viu suas vendas caírem vertiginosamente e tratou com
bons olhos a mudança de ramo, apostando, desta vez, no licenciamento do software
para outras empresas. O ano de 2016 foi de maturação do software e do primeiro
cliente: o Cachorro do Rosário, para o qual desenvolveram display de
apresentação de produtos e preços para os pontos de venda. A fusão das empresas
ocorreu em 2017 e, logo depois, passou pelo processo de aceleração da Ventiur.
Hoje,
a Pix foca somente em comunicação interna e sua solução está presente em
empresas como Unilever, Taurus, Vinícola Salton, Vinícola Garibaldi,
CenturyLink e Docile. A marca tem mais de 250 clientes em todo o País e
contabiliza, aproximadamente, 2,5 mil telas gerenciadas por meio da sua
solução.
"Comunicação
corporativa é um problema em todas as companhias. Não importa qual ferramenta
ela use, nenhuma vai ser 100% eficaz. A TV vem como uma forma complementar,
como e-mail, intranet, quadro de avisos. Em um chão de fábrica, não se tem
acesso a outro meio de comunicação tão facilitado quanto a TV. Além da parte
cultural, que pode melhorar muito uma rotina de trabalho", afirma Renan.
Fonte: Jornal do
Comércio do RS/GeraçãoE.com
Gostou da matéria e quer continuar
aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?
Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter
Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você
acompanha as nossas atualizações em primeira mão!