Você já constatou que todo
empreendedor conta com uma missão definida de onde desejar chegar?
Você analisou e observou que em
inúmeras empresas há um quadro descrevendo a missão da organização? E o que é
esta missão? Conforme as ferramentas para estruturação do planejamento
estratégico, a missão é um documento escrito, inserido nas metodologias de
teorias administrativas, que possibilita o estabelecimento de um rumo, contendo
as primícias da razão de viver da empresa.
Elaborar uma missão - Para elaborar uma missão,
normalmente é necessário determinar qual o negócio da empresa, motivos da sua
existência e os tipos de atividades desenvolvidos, tendo sempre a seguinte
pergunta: Onde se deseja chegar com a empresa? Observe dois fatores relevantes
para elaborar uma missão: o envolvimento dos colaboradores e a coragem para
assumir riscos calculados, tendo como primícias a inovação, eficiência e a
busca de qualidade.
Constante atualização - A missão deve ser
alterada anualmente conforme as metas, os objetivos e a visão previamente
estabelecida, ou seja, a missão de um empreendedor não é algo mantido
permanentemente, mas algo que sofre alteração anualmente conforme estruturado e
organizado na construção do planejamento estratégico. O empreendedor que tem
uma missão mantém os olhos na constante atualização com a fixação de metas com
objetividade e observando as estratégias de mercado.
Equilíbrio pessoal e profissional - Todo
empreendedor planejou e continuamente realiza o planejamento de novas
conquistas, equilibrando vida pessoal e profissional. Observe que há pessoas
que pagam um alto preço para alcançar os resultados esperados, e esquecem de
completar suas emoções com sentimentos de afeto, gratidão, valorização e
convivência familiar. Aliar o equilíbrio entre sua paixão pelo trabalho e o bem
estar pessoal permite conquistar resultados mais satisfatórios.
O empreendedor que tem uma missão, conta como
característica marcante, a iniciativa e a busca constante por novas oportunidades.
Dedica seu tempo com perseverança e comprometimento para fortalecer e manter
sua rede de contatos (networking). Você tem certeza de que seus colaboradores
sabem onde sua empresa deseja chegar? Caso sua resposta foi negativa, antes de
fixar a missão na parede, realize uma reunião com todos os colaboradores, isto
mesmo, com todos os colaboradores para mostrar onde a empresa deseja chegar com
esta missão. Acredite que o envolvimento será maior, pois seus colaboradores
estarão percebendo na prática que fazem parte do negócio.
Por Dalmir Sant'Anna