A
cultura brasileira sempre viu e ainda vê a questão do conflito como algo muito
negativo. Normalmente as pessoas tendem a levar tudo para o lado pessoal e a
resolução do conflito acaba sendo muito desgastante emocionalmente
Conflitos
em uma organização são tão normais quanto o dia após a noite. São inevitáveis e
quando bem administrados podem levar a empresa a um novo patamar de excelência
e relacionamento entre seus integrantes.
Como
consultor, já vi muito conflito terminar em discussão. Discussão é quase uma
briga, perde-se a razão facilmente devido ao estado emocional e dificilmente se
resolve alguma coisa. Pelo contrário, pode deixar marcas que demoram a
cicatrizar. Conflito, em especial no aspecto corporativo, é quando processos
não estão em sintonia, metas estão desalinhadas e as pessoas remam cada um para
um lado.
O
que você, como líder, deve observar atentamente na gestão de conflitos?
Quando
tudo parece calmo demais e por muito tempo ninguém se desentende, ou sua empresa
atingiu a perfeição ou:
-
Existe falta de comprometimento das pessoas: neste caso as pessoas não
estão preocupadas com o resultado final, mas sim com o seu resultado
individual. Estão focadas cada uma nos seus problemas e, sinceramente, tanto
fez ou tanto faz quando o assunto é excelência ou melhoria nos processos;
-
Há pouca abertura para a inovação: ausência de conflitos pode dar uma
grande pista do quanto sua empresa é inovadora. Como muito pouco ou quase nada
se muda, tudo já está ajeitado em uma enorme zona de conforto;
-
Existe uma cultura da mesmice: as pessoas criam ou participam dos seus
feudos organizacionais. Tudo sempre foi assim. Para quê mudar e criar conflitos
com outros setores, fornecedores, comunidade ou clientes? O pensamento que impera
é: melhor deixar como está.
Os
conflitos organizacionais provocam o amadurecimento da equipe e estabelecem
novos padrões de excelência, produtividade e revisão de processos.
O
conflito, quando bem conduzido, reestabelece o equilíbrio na empresa.
Ao
detectar um conflito, imediatamente identifique a raiz do problema, quais as
suas causas e quais os reais motivos da falta de equilíbrio nos processos.
Assim, com certeza, você pode transformar algo indesejado em uma grande
oportunidade de melhoria.
Evitar
ou esconder conflitos é um tiro no próprio pé. É como esconder a sujeira
sabendo que irá acumular e um dia explode bem em nossa face. O que não sabemos
é em qual proporção isso explodirá. Negócios se perdem por falta
de timing em resolver rapidamente o que no futuro não tem mais
solução, por questões de orgulho, ego ou sentimentos feridos.
O
líder deve entender que resolver um conflito não é só uma questão de descobrir
o que é certo ou o que é errado. Mais do que isso, gestão de conflitos é uma
questão de foco no resultado, ajuste de métodos e processos, que no fim
contribuem para a evolução da sua empresa.
Por Paulo Araújo