No período
de vendas natalinas, em especial às vésperas da grande data comemorativa, as
lojas passam por um momento atípico em relação ao fluxo de clientes, pois
milhares deixam para comprar presentes na última hora.
Nesse momento, um atributo muito valorizado pelos clientes é a rapidez no
atendimento. Cabe aos gestores zelarem pela rapidez e pela qualidade do
atendimento. Para isto, o desenvolvimento antecipado de embalagens semi-prontas
contribui muito.
O que impede muitos varejistas de destacarem seus produtos e fixarem suas
marcas por meio de embalagens é o custo de aquisição de um menor volume de
embalagens diferenciadas. Para viabilizá-las, uma saída seria cobrar por elas.
Sabe-se que não é prática corrente do varejo cobrar um valor a parte pela
embalagem de um produto adquirido. Porém, uma embalagem de maior valor agregado
poderá ser apresentada como opcional, sendo por isso cobrada. Os clientes
normalmente não se importam de pagar, desde que a embalagem agregue valor aos
produtos.
O consumo não acontece por acaso. Cabe sempre aos lojistas despertarem nos
consumidores o desejo pela compra. Estes não devem se limitar a criar
embalagens diferenciadas apenas para o Natal. Devem incorporar a inovação das
embalagens à rotina de seus negócios e apresentar novidades a cada mudança de
estação e nas datas especiais.
Embalagens comunicam. Elas refletem o carinho e a atenção que a empresa
dispensa aos seus clientes.
Por Soeli de Oliveira