Institucional Consultoria Eletrônica

Como formar uma equipe de vendas vencedora


Publicada em 16/12/2020 às 09:00h 

De cada 100 gestores de vendas que conheço 101 sonham em ter uma equipe de vendas vencedora. Daquelas que chegam logo pela manhã com o sorriso no rosto, entusiasmo e paixão pelo trabalho. Uma equipe proativa e comprometida com as metas

Mas, nem sempre é assim! Cabe a você gestor de vendas formar uma equipe vencedora, uma missão que pode ser difícil, mas muito realizadora.

Leia as dicas:

Defina o perfil da equipe. O começo de tudo é detalhar o perfil da equipe e definir quais são as competências necessárias e as que melhor se identificam com a cultura da sua empresa, potencial de investimento e perfil do seu cliente. Quais as qualidades necessárias que o vendedor da sua empresa deve ter para encantar o seu cliente?

Como consultor de vendas sempre estou atento e analiso cada colaborador da equipe para descobrir o quanto ele pode agregar valor a empresa. Colocar a pessoa certa no lugar certo é uma das grandes qualidades de qualquer gestor. Demande tempo e avalie o desempenho de cada vendedor para poder direcionar quais comportamentos ou técnicas a pessoa deve aprimorar para atingir os seus objetivos.

Premissa básica que muitos gestores falham. Deixar que o próprio vendedor aprenda sobre as especificações do que vende. É muito comum o profissional de vendas receber um treinamento básico do produto e depois... deixa que a prática ensina. Não dá! A sua empresa e você, amigo Gestor, são os maiores responsáveis pela formação técnica da equipe. Hoje sabemos que os produtos são iguais ou muito semelhantes, mas a sua equipe deve ser diferenciada. O cliente deve perceber que está sendo atendido por experts e não por principiantes no mercado!

Treinar e reciclar as técnicas de vendas. Nunca é demais promover treinamentos formais, workshops ou mesmo em pequenas reuniões repassar dicas de como vender mais e melhor. Trocar experiências entre colegas de trabalho, exibir vídeos de vendas e fazer uso de e-books são apenas algumas ferramentas que tomam pouco tempo e ajudam na reciclagem constante dos vendedores.

Por incrível que pareça ainda encontro empresas que acreditam que só o ERP basta para conduzir os seus negócios. É fundamental sua equipe de vendas fazer uso de um bom CRM. Muitos ainda pensam que são softwares caros, sofisticados e de difícil implantação. Esse pensamento está distante da realidade. Hoje você encontra Programas de CRM com valores acessíveis e que contribuem para a sua equipe manter o foco e a organização em dia. Recomendo o software de vendas Clientar. Esse software ajuda a medir o desempenho do vendedor em relação a sua carteira de clientes prospects, ativos e inativos.

Os melhores profissionais de vendas merecem ganhar muito bem. As empresas evitam discutir o tema remuneração de forma aberta e perdem excelentes profissionais, muitas vezes, por que o concorrente ofereceu um pouco a mais. Faça com que seus melhores vendedores sejam muito bem remunerados. Não perca bons profissionais devido a remuneração. Com essa política você reterá, e melhor, começará a atrair os melhores profissionais do mercado para seu negócio.

Chega de sonhar com a melhor equipe de vendas. Trabalhe forte para ter na sua empresa uma equipe de vendas campeã.

Sonho bom é sonho realizado!

Por Paulo Araújo






Sobre o(a) colunista:



Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de "Paixão por Vender" - Editora EKO, entre outros livros.



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050