Nossa sociedade é infestada de gerentes, chefes,
encarregados, supervisores, capatazes e até feitores.
Milhares sonham em ser líderes, mas poucos alcançam
este objetivo. Isto porque não nascemos líderes, precisamos nos tornar. No
universo em movimento em que vivemos, o que não cresce, atrofia. Ficar limitado
apenas ao sonho ou desejo não leva ninguém a lugar algum - é preciso ação. A
vida é bela, mas é breve e quem não sabe onde está e nem para onde vai,
consequentemente passa a existência perdido.
O ser humano nasce com um potencial fantástico,
porém o que uma pessoa pode ser ela precisa se tornar. Antes de sermos líderes
de outros, temos de ser de nós mesmos, para assim desenvolver os conhecimentos,
habilidades e atitudes necessárias para exercer com maestria o papel de liderança.
É muito diferente a conduta de um chefe e de um líder:
- O líder aconselha, o chefe determina.
- O líder inspira entusiasmo, o chefe impõe pelo
medo.
- O líder diz "nós", o chefe diz "eu".
- O líder foca nas pessoas, o chefe nas tarefas.
- O líder contempla o futuro, o chefe o passado.
- O líder eleva cada colaborador a líder no que
faz, o chefe centraliza as decisões.
- O líder se preocupa com a missão, valores e
pessoas; o chefe com resultados imediatos e aparentes.
Ser líder requer conhecimento de si mesmo, da
equipe e do negócio. O primeiro check-up e adequação a ser
feita é com relação à pessoa do líder. Isto envolve a imagem, postura,
aparência, crenças, hábitos e energia; e também aprimoramento, conhecimento,
entender de gente e de relacionamento.
O segundo ckeck-up diz respeito à
equipe: sua imagem, postura, aparência, crenças, hábitos, perfis, gostos,
preferências e interesses. O terceiro é relacionado ao negócio e envolve os
níveis de paixão, afinidade, conhecimento, crenças, envolvimento, história,
cultura, filosofia, regras do jogo, benefícios e processos da instituição.
Para ser líder, além da competência técnica é
preciso entender de gente. James Hunter, autor do famoso best-seller "O Monge e
o Executivo", define liderança como "a habilidade de influenciar pessoas para
trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como
sendo para o bem comum". Atingir estes objetivos requer uma boa capacidade de
relacionamento e de comunicação.
Relacionamento implica em entender de pessoas e
saber se comunicar. Especialistas afirmam, a partir de pesquisas, que 86% das
demissões de gestores têm como causa a falta de competência pessoal e não de
competências técnicas. Já a comunicação é a capacidade de se fazer entender.
Para isso, é fundamental falar na linguagem dos ouvintes, pois a
responsabilidade de se fazer entender é de quem comunica. Comunicação não é o
que se diz, é o que a outra parte entende. Quem pensa que precisa ler o
dicionário para ser um bom comunicador está redondamente enganado, pois
comunicação é 7% palavras, 38% tom de voz e 55% fisiologia (linguagem
corporal).
Liderar envolve mudança. O papel do líder numa
instituição é levar a empresa, departamento ou setor, de um ponto "A" para um
ponto "B". Isto é, partir de um estado atual e chegar a um estado desejado.
Para isto, muito contribui o desenvolvimento das capacidades de organização e
planejamento. Fatores como objetivos, metas, mudanças, recursos, ferramentas e
processos fazem parte da rotina de um bom gerente.
Só é líder eficaz quem atinge os resultados
desejados. Uma empresa somente consegue pagar as suas contas e investir se
obtém resultados, e não com as boas intenções ou justificativas esfarrapadas
dos que têm a responsabilidade de comandar.
Líder que é líder de verdade, quando atinge os
objetivos divide os méritos com a equipe, e quando fracassa assume inteira
responsabilidade.
Por Soeli de Oliveira