Institucional Consultoria Eletrônica

25 de Abril - Dia do Contabilista


Publicada em 23/04/2021 às 09:00h 

No próximo domingo, 25 de abril, comemoramos o Dia do Contabilista.

 

O Dia do Contabilista foi instituído em 1926, pelo Senador e Professor de Contabilidade João Lira, no Hotel Terminus, em São Paulo, como forma de agradecimento às homenagens que lhes prestavam os profissionais da contabilidade de São Paulo. Naquele memorável almoço, de 25/04/1926, num certo momento o Senador João Lira afirmou: "Trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril, o Dia dos Contabilistas Brasileiros". Portanto, essa comemoração, inicialmente, não foi criada por Lei ou Decreto, mas pelo ato de um homem respeitado.

 

Destaca-se que quando trata-se de símbolos e datas comemorativas, toma-se uma grande importância o fator tradição. E desde 1926, portanto, há de 95 anos, a tradição é essa: no dia 25 de abril comemora-se o Dia do Contabilista. Logo, devemos dar importância e não tentar deixar com menos relevância o que grandes homens fizeram pela nossa profissão. Portanto, necessitamos ser claros: dia 25 de abril é o Dia do Contabilista.

 

Hoje, no Brasil, somos quase 516 mil contabilistas e dentre estes temos 37 mil profissionais atuando no Rio Grande do Sul. No Brasil são 358 mil contadores e 157 mil técnicos em contabilidade. Um outro aspecto importante a ser observado é o grande crescimento da participação feminina na profissão.

Grandes nomes da nossa história foram contabilistas, como: Dr. Getúlio Dornelles Vargas, Frederico Hermann Júnior, Major Alberto Bins, Dr. Antônio Borges de Medeiros, Francisco de Leonardo Truda, Gen. Antônio Flores da Cunha e Francisco D'aria, entre outros.

 

O termo contabilista agrega os profissionais de nível médio (antigo 2º grau) e de cursos profissionalizantes, os Técnicos em Contabilidade e os profissionais de nível superior, os Contadores (com faculdade). Portanto, independente de cada categoria ter sua própria data (Técnicos em Contabilidade em 20 de novembro e Contador em 22 de setembro), 25 de abril é a data de homenagem a todos os Contabilistas, sejam Técnicos ou Contadores.

 

Os Contabilistas são considerados profissionais de suma importância para a transparência no mundo dos negócios, com atuação que vai desde a escrituração contábil e fiscal, análise de custos e balanços, até auditoria, perícias, fiscalização tributária, assistência à Conselhos Fiscais, entre outros serviços.

 

Marcone Hahan de Souza

Contabilista, sócio da M & M Assessoria Contábil Ltda 

E-mail: Marcone@MMcontabilidade.com.br






Sobre o(a) colunista:



Marcone Hahan de Souza

Administrador e Contador. Sócio da M&M Assessoria Contábil.



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050