Institucional Consultoria Eletrônica

Consultoria Tributária: como reduzir os custos na sua empresa?


Publicada em 04/05/2021 às 10:00h 

A consultoria visa otimizar estratégias junto ao empresário para alcançar redução de gastos, economia tributária, segurança fiscal e muitas vezes condução na sobrevivência do negócio. Sabemos que atualmente ter uma empresa no Brasil não é uma tarefa fácil diante de tantos impostos e obrigações.


Porque é necessário?

A grande maioria das empresas não tem conhecimento específico sobre a tributação de seu produto e/ou serviço. Desta forma, muitas empresas acabam pagando impostos excessivos, fazendo com que seu produto e/ou serviço perca frente concorrência de mercado por conta do preço e até uma possível crise financeira. Neste ponto, que entra a otimização de estratégias de um profissional capacitado desta área, alinhando conhecimentos não só contábeis, mas também, jurídicos.


ENTENDA OS DADOS:

Um realizado pela Doing Business e a PwC em 2020, analisou a burocracia de pagamento de impostos. Foi revelado que no Brasil, são gastos mais de 1500 horas na preparação e pagamento de impostos de renda das empresas, impostos sobre o valor agregado e as contribuições de previdência social. O Brasil ocupa o 184º lugar no ranking dos países tem maior complexidade de impostos.

Por isso, houve um crescimento enorme na procura de serviços da área de consultoria e planejamento tributário, porém, o empresário brasileiro ainda tem muitas dúvidas. 

Afinal, a consultoria tributária não é responsabilidade do meu contador?

Não necessariamente. Os contadores e as empresas de contabilidade, em sua maioria, fazem a gestão contábil, fiscal e de departamento pessoal do dia a dia, realizando balanços e declarações e em algumas situações realizando a gestão de informações que viabilizem os empresários a tomada de decisões. 

Porém diante da excessiva carga de trabalho e muitas vezes a baixa remuneração de seus trabalhos não possuem tempo para uma reciclagem diária necessária. Isto porque a legislação tributária no Brasil sofre cerca de 40 alterações diárias, tornando a necessidade de uma atenção e foco neste assunto ainda maior. E, com isso os contadores convencionais, não especializados, em busca de uma opção segura e para evitar penalizações fiscais, terminam optando por um enquadramento fiscal muito abrangente, e que na maioria das vezes faz com que as empresas paguem mais tributos do que deveriam.

Ainda existem alguns aspectos na legislação tributária passíveis de interpretações e que podem levar a ações judiciais, ultrapassando a competência de um contador, sendo necessário um estudo mais profundo na divergência de entendimento dos órgãos fiscalizadores e dos Tribunais judicias brasileiros. 

Tais casos demandam, por diversas vezes, o conhecimento de um advogado especializado em direito tributário que a partir de um plano estratégico traçado junto a equipe de Contabilidade, pode buscar através de medidas judiciais o reenquadramento dos impostos, com benefícios ou até mesmo recuperação de valores pagos a maior de forma desnecessária.  


Benefícios da consultoria tributária


Redução de custos

O mundo atual nos demanda a todo instante a necessidade de realizar cortes de gastos, e normalmente, os primeiros ajustes que pensamos, dentro de nossa estrutura são, troca de fornecedores, redução no quadro de funcionários, alteração de sede para diminuição de aluguéis/taxa de condomínio, entre outras medidas. Porém, existe uma medida que não impacta em nada na qualidade do produto ou serviço da empresa, que é a redução da carga tributária, e diante da ausência de alteração de padrões de qualidade no serviço e/ou produto, deve ser vista como prioritária.


Segurança Fiscal

Ante a agressividade da fiscalização e a ganância do erário público na punição ao contribuinte, a consultoria tributária se demonstra essencial para identificar possíveis erros no balanço contábil da empresa. Com isto reduzimos a possibilidade de penalidades, multas e outras sanções.


Recuperação de Crédito

Com o constante crescimento do mercado e a livre concorrência, o mundo não aceita desperdícios desnecessários. Com uma análise apurada de sua empresa é possível verificar a existência de créditos tributários, assim como, obter a restituição de pagamentos de tributos indevidos. Com a atuação da consultoria tributária será identificado e diagnosticado quais os produtos e/ou serviços são passíveis de restituição de acordo com a melhor legislação e regime tributário para sua empresa.


Por Fradema Consultores Tributários - uma empresa formada por consultores tributários na área contábil e com suporte jurídico.






Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?
Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050