Solicitação de
correção de pendências na declaração do imposto de renda por e-mail é nova
fraude. Para verificar pendências no IR, o cidadão deve acessar o extrato por
meio do portal e-CAC.
A Receita Federal foi informada sobre mais
uma fraude que está sendo encaminhada aos cidadãos por e-mail. Nesse novo
golpe, é enviado um e-mail pelos criminosos que utilizam o nome e outros
elementos de marca semelhantes aos da Receita Federal, solicitando a
regularização do imposto de renda 2021.
O e-mail contém arquivos danosos que seriam
cópias das declarações enviadas, além de detalhes e informações que imitam as
comunicações do órgão, portanto, é importante que o cidadão fique atento para
não cair no golpe.
Caso receba uma comunicação e queira
conferir sua declaração de imposto de renda para ter certeza de que não há
nenhum problema, o cidadão deve acessar o e-CAC, disponível no site da Receita.
No portal, será possível verificar a existência de pendências ou mensagens.
A Receita Federal encaminha alertas para os
cidadãos no endereço eletrônico (e-mail) quando este é fornecido no
preenchimento do imposto de renda. No entanto, esses alertas apenas comunicam a
existência de mensagens no portal e-CAC, e toda a comunicação é feita pelo
portal.
Lembramos que o órgão não encaminha
comunicações eletrônicas de alerta contendo links, arquivos ou imagens. Por
isso, o cidadão que receber qualquer comunicação por e-mail não deve clicar em
links ou baixar arquivos, mesmo que pareça um link para o portal ou para o site
do órgão.
O mais seguro é sempre acessar o site da
Receita Federal utilizando o navegador de internet, digitando www.gov.br/receitafederal na barra
de endereços. Jamais clicar em link de e-mail recebido!
Essas fraudes podem gerar enorme
aborrecimento para o cidadão, quer seja pelo risco de exposição de dados ou
perda de dados existentes no computador.
A segurança dos dados dos cidadãos é muito
importante para a Receita Federal e deve ser observada com mais atenção no
momento atual, em que muitos serviços estão sendo realizados pela internet.
É preciso desconfiar do recebimento de
mensagens, conferir as informações com as notas divulgadas nas mídias oficiais,
avisar as autoridades competentes sobre comunicações suspeitas e sempre acessar
os meios oficiais de comunicação com o órgão.
Fonte:
Receita Federal do Brasil
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