Toda
empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com
precisão, seus preços de venda, sob pena de perder mercados (por praticar
preços acima da concorrência) ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos,
mercadorias e serviços abaixo do custo.
Basicamente,
a formação do preço de venda pode ser simplificada pela equação Custo + Lucro +
Despesas Variáveis = Preço de Venda.
A apuração dos custos se faz pelos
próprios elementos da contabilidade, com auxílio de informações
extra-contábeis, como controles de estoques, rateios de custos indiretos, horas
de produção, etc.
Desta forma, a contabilidade de custos
pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em
escrituração regular (contábil) e apoiada por elementos de suporte (planilhas,
rateios, cálculos, controles) utilizados para identificar, mensurar e informar
os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços.
As despesas administrativas, apesar de
não serem registradas, habitualmente, como custos contábeis, precisam ser
mensuradas e acrescentadas à planilha de custos, para a correta formação do
preço, pois se tratam de encargos necessários e que devem ser remunerados pelas
vendas.
Quanto ao lucro, convém ressaltar que
este pode ser fixado por produto, por hora de serviço ou atividade, ou ainda em
termos de percentual sobre as vendas.
As despesas variáveis compreendem,
entre outras: fretes sobre vendas, comissões, encargos financeiros para suporte
do prazo de recebimento das faturas e tributos sobre vendas.
Somados todos os itens se determinará o
preço. Este precisa ser avaliado, comparado, analisado, equalizado com os
preços da concorrência. Se está mais alto que esta, uma avaliação precisa ser
feita, questionando-se:
- há excesso de custos industriais,
mercadológicos ou de outras ordens, que estão sobrecarregando o preço?
- a formação do preço de venda está
correta, em todas as etapas?
- os tributos estão aplicados de forma
correta na planilha?
- a margem de lucro é compatível com a
linha de produtos e o risco empresarial?
Em outra situação, a apuração de preços
muito abaixo da concorrência levam à necessidade do administrador a indagar:
- foram somados todos os custos reais,
efetivos, dos processos, matérias primas, embalagens e outros itens na formação
do preço?
- os custos aplicados são os de
reposição?
- a margem de lucro remunera
adequadamente o capital empregado?
- foram incluídos os custos financeiros
para financiamento ao cliente na venda a prazo?
- todos os tributos, comissões e outras
despesas variáveis foram incluídos na planilha?
Por
Júlio César Zanluca