Institucional Consultoria Eletrônica

Retificação da DCTF e a malha fina da Receita Federal


Publicada em 18/10/2021 às 14:00h 


As retificações da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais - DCTF estão sujeitas a análise posterior, por parte da RFB.


Um dos procedimentos é o cruzamentos de dados, visando checar a consistência entre as informações fornecidas pela DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) do próprio contribuinte e dos documentos de confissão dos débitos federais e de recolhimento, DCTF e DCOMP.


A empresa poderá ser intimada a prestar esclarecimentos sobre a irregularidade ou retificar a declaração, sob pena de não homologação da declaração.


A atenção do órgão é em especial quando se tratar de redução de valores. Neste caso a empresa deve, caso seja intimada, apresentar os documentos que justifiquem e comprovem a redução dos valores verificados.


As empresas, ao receberem eventual comunicação da Malha Fiscal PJ na caixa postal do e-CAC, devem realizar o reexame de sua apuração dos tributos e seus valores declarados, com base no Demonstrativo de Inconsistências Apuradas, e comparar com a informação prestada na DIRF, DCOMP ou outras declarações enviadas, relativamente aos exercícios constantes na comunicação recebida. 


A DCTF retificadora tem a mesma natureza da declaração originariamente apresentada, substituindo-a integralmente, e serve para declarar novos débitos, aumentar ou reduzir os valores de débitos já informados ou efetivar qualquer alteração nos créditos vinculados.




Fonte: Portal Tributário                             



Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050