Institucional Consultoria Eletrônica

Foco em internacionalização mobiliza pequenos negócios gaúchos


Publicada em 24/12/2021 às 16:00h 

Projeto "Produto da MPE no mundo - Alimentos & Bebidas" busca o fomento de novos mercados



Desenvolver processos de internacionalização junto às micro e pequenas empresas, respeitando o seu nível de conhecimento e experiência em comércio exterior e proporcionando um ambiente que promova a importação de insumos e a exportação de seus produtos ou serviços. Assim pode ser resumido o projeto "Produto da MPE no mundo - Alimentos & Bebidas". Resultado de uma parceria do Sebrae Nacional, CNI, Fiergs e Sebrae RS, a iniciativa contemplou este ano um grupo de dez empresas gaúchas de olho em novas oportunidades.



De acordo com a gestora de articulação e projetos de alimentos e bebidas do Sebrae RS, Francine Danigno, além de receberem estudos sobre seus mercados-alvo durante o ano de 2021 as empresas passaram por capacitações e consultorias individuais visando à estruturação de suas atividades internacionais. "Estamos em planejamento dos projetos 2022 com perspectivas de termos uma nova edição deste projeto que já foi um sucesso", destaca.



O foco voltado para o fomento de oportunidades no exterior fez da Lyoh um dos cases destaques da iniciativa. Com três anos de atuação no mercado nacional e presente em 12 estados, atualmente a empresa possui um portfólio de 25 temperos e especiarias liofilizados, em um processo de desidratação sob congelamento que garante que os produtos cheguem até o consumidor com sua máxima qualidade e propriedades nutritivas intactas.



Segundo a sócia-fundadora da empresa, Daiana de Souza, em janeiro de 2021 a Lyoh já iniciava sua preparação para atuar no mercado americano. O planejamento deu certo e ainda no primeiro semestre do ano a marca lançou o seu site lyohseasonings.com e, por meio de uma parceria com a gigante Amazon, começa a estreitar laços com os consumidores norte-americanos. "O projeto teve fundamental importância, pois atuou em um dos nossos focos mais importantes, que é o desenvolvimento comercial e o estabelecimento de uma rede de contatos internacionais, principalmente na questão B2B", explica.


Da Serra Gaúcha para o mundo


Fundada em Caxias do Sul em 1982, a Vitivinícola Don Affonso, que hoje possui um portfólio em torno de 20 produtos, entre vinhos, espumantes e sucos naturais, agora também dá seus primeiros passos no segmento internacional. Para o enólogo André Gasperin, o projeto permitiu a empresa não somente prospectar novas oportunidades como estruturar de forma definitiva e profissional o departamento de exportação da empresa depois de quase 40 anos de atuação. Uma das melhorias mais importantes foi o canal digital da empresa que agora conta com conteúdo para vendas disponível em três outros idiomas além do Português - Inglês, Espanhol e Mandarim. "Somos uma empresa familiar, com estrutura pequena como qualquer outra marca do gênero. Nesse sentido, o projeto foi muito importante uma vez que nos agrega informação e capacitação. É o início da nossa internacionalização", destaca.



A Don Affonso possui vinhedos próprios na cidade vizinha de Flores da Cunha e preza pelo cultivo de produção integrada e usa bioindicadores para o controle e monitoramento de pragas e doenças. O solo dos vinhedos é cultivado sem o uso de adubos químicos, somente com cobertura vegetal e incorporação de matéria orgânica natural. A variedade Bordô (Vitis labrusca) é muito rústica e bastante resistente a maioria das doenças fúngicas, produz com boa qualidade e estão muito bem adaptadas ao clima e solo da região.



Fonte: Sebrae RS




Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050