Projeto "Produto
da MPE no mundo - Alimentos & Bebidas" busca o fomento de novos mercados
Desenvolver processos de
internacionalização junto às micro e pequenas empresas, respeitando o seu nível
de conhecimento e experiência em comércio exterior e proporcionando um ambiente
que promova a importação de insumos e a exportação de seus produtos ou
serviços. Assim pode ser resumido o projeto "Produto da MPE no mundo -
Alimentos & Bebidas". Resultado de uma parceria do Sebrae Nacional, CNI,
Fiergs e Sebrae RS, a iniciativa contemplou este ano um grupo de dez empresas
gaúchas de olho em novas oportunidades.
De acordo com a gestora de articulação e
projetos de alimentos e bebidas do Sebrae RS, Francine Danigno, além de
receberem estudos sobre seus mercados-alvo durante o ano de 2021 as empresas
passaram por capacitações e consultorias individuais visando à estruturação de
suas atividades internacionais. "Estamos em planejamento dos projetos 2022 com
perspectivas de termos uma nova edição deste projeto que já foi um sucesso",
destaca.
O foco voltado para o fomento de
oportunidades no exterior fez da Lyoh um dos cases destaques da iniciativa. Com
três anos de atuação no mercado nacional e presente em 12 estados, atualmente a
empresa possui um portfólio de 25 temperos e especiarias liofilizados, em um
processo de desidratação sob congelamento que garante que os produtos cheguem
até o consumidor com sua máxima qualidade e propriedades nutritivas intactas.
Segundo a sócia-fundadora da empresa,
Daiana de Souza, em janeiro de 2021 a Lyoh já iniciava sua preparação para
atuar no mercado americano. O planejamento deu certo e ainda no primeiro
semestre do ano a marca lançou o seu site lyohseasonings.com e, por meio de uma
parceria com a gigante Amazon, começa a estreitar laços com os consumidores
norte-americanos. "O projeto teve fundamental importância, pois atuou em um dos
nossos focos mais importantes, que é o desenvolvimento comercial e o
estabelecimento de uma rede de contatos internacionais, principalmente na
questão B2B", explica.
Da Serra Gaúcha para o mundo
Fundada em Caxias do Sul em 1982, a
Vitivinícola Don Affonso, que hoje possui um portfólio em torno de 20 produtos,
entre vinhos, espumantes e sucos naturais, agora também dá seus primeiros
passos no segmento internacional. Para o enólogo André Gasperin, o projeto
permitiu a empresa não somente prospectar novas oportunidades como estruturar
de forma definitiva e profissional o departamento de exportação da empresa
depois de quase 40 anos de atuação. Uma das melhorias mais importantes foi o
canal digital da empresa que agora conta com conteúdo para vendas disponível em
três outros idiomas além do Português - Inglês, Espanhol e Mandarim. "Somos uma
empresa familiar, com estrutura pequena como qualquer outra marca do gênero.
Nesse sentido, o projeto foi muito importante uma vez que nos agrega informação
e capacitação. É o início da nossa internacionalização", destaca.
A Don Affonso possui vinhedos próprios na
cidade vizinha de Flores da Cunha e preza pelo cultivo de produção integrada e
usa bioindicadores para o controle e monitoramento de pragas e doenças. O solo
dos vinhedos é cultivado sem o uso de adubos químicos, somente com cobertura
vegetal e incorporação de matéria orgânica natural. A variedade Bordô (Vitis
labrusca) é muito rústica e bastante resistente a maioria das doenças fúngicas,
produz com boa qualidade e estão muito bem adaptadas ao clima e solo da região.
Fonte:
Sebrae RS
Gostou
da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos
conteúdos?
Assine,
gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a
seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e
assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!