Institucional Consultoria Eletrônica

Canela (RS) foca no fortalecimento da cultura empreendedora


Publicada em 04/01/2022 às 16:00h 

Inauguração do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela, previsto para 2022, vai integrar em um mesmo espaço empresas e serviços focados em inovação e tecnologia



Buscando fortalecer cada vez mais o empreendedorismo e o ambiente de inovação, Canela ajusta os últimos detalhes para a inauguração do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), prevista para ocorrer nos primeiros meses de 2022. Localizado na Rua São Francisco, 199, no Centro, o espaço reunirá entidades e poder público visando o fortalecimento da economia do município.



"Desde 2019, Canela vem trabalhando para desenvolver o ambiente empreendedor. O Cidica é o terceiro eixo do nosso projeto Canela Cidade Empreendedora. Uma das nossas intenções é estabelecer uma nova matriz econômica para o município, focada em inovação e tecnologia. Durante a pandemia percebemos que não podemos ficar ancorados apenas no turismo. Precisamos fortalecer as matrizes econômicas já existentes e buscar outras também. E o Cidica é o ambiente projetado para atender esse objetivo", explica o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo.



Um dos espaços a serem instalados no Cidica é a Sala do Empreendedor, que funciona como um ambiente facilitador para atendimento aos empresários locais. Braço fundamental dentro da cultura de desburocratização - um dos quatro eixos centrais de atuação do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Poder Público Municipal em parceria com o Sebrae RS, a Sala do Empreendedor oferece soluções para quem busca abrir um negócio, legalizar a sua atividade, além de oferecer orientação e capacitação gratuitas.



"Trabalhamos para a Sala do Empreendedor ser a referência do empresário ou do futuro empresário nos municípios. O contribuinte deve ser apoiado, informado e incentivado a crescer. O conceito do espaço físico ou da sala digital leva em consideração que quem circula são os documentos, assim o empreendedor deixa de bater de porta em porta atrás de diversos alvarás e liberações. É menos burocracia e mais agilidade", afirma a gestora de políticas públicas do Sebrae RS, Clara Salgado.



Uma das novidades que a Sala do Empreendedor irá oferecer, a partir do próximo ano, é a assessoria jurídica aos empreendedores locais por meio de uma parceria da Prefeitura com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além dela, o Cidica abrigará o Departamento de Desenvolvimento Econômico, a Escola do Empreendedorismo, o Espaço de Negócios, a Incubadora de Empresas e um Observatório de Dados e Indicadores Econômicos, além do Procon, do Sine e da Junta Comercial. Também haverá uma arena, com capacidade para até cem pessoas, que poderá sediar palestras e eventos.



Outro projeto a ser implantado no Cidica é o espaço das startups, que funcionará para incubação de novos negócios no setor de tecnologia e inovação. Conforme antecipa o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, a prefeitura de Canela pretende firmar parceria, em janeiro, com a Unisinos, que oferecerá toda a sua expertise em desenvolver projetos de incubação tecnológica aos empreendedores escolhidos para manter suas atividades no local.





Fonte: Sebrae RS



Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050