Institucional Consultoria Eletrônica

INSS libera calendário de pagamentos de janeiro a dezembro de 2022


Publicada em 28/12/2021 às 18:00h 


Confira o cronograma completo de pagamentos de benefícios de 2022 liberado pelo INSS

Todo final de ano o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) libera um novo calendário de pagamentos para que os segurados possam se programar para os pagamentos do ano seguinte.

Logo, este ano a receita não foi diferente e o INSS já liberou todo o seu cronograma para o ano inteiro de 2022 de janeiro a dezembro.



Entenda o calendário de pagamentos do INSS

O calendário de pagamentos do INSS de 2022 seguirá o mesmo padrão dos outros anos, ou seja, com uma ordem de pagamentos segundo o último número do benefício desconsiderando o digito.

Para um melhor entendimento, uma pessoa que possua o número de benefício 000.000.003-4 deverá desconsiderar o último digito que no caso do exemplo é o 4. Sendo assim o segurado deste exemplo receberá sempre nas datas do final 3.

Vale lembrar que a ordem para pagamentos de 2022 será a mesma que ocorreu neste ano, ou seja, quem recebe um salário mínimo prioritariamente recebe primeiro, e logo em seguida recebem os segurados que ganham mais de um salário.



Quem recebe pelo calendário

O calendário de pagamentos divulgado pelo INSS para 2022 é destinado a todos os segurados que recebem algum dos seguintes benefícios:

Aposentadoria (seja ela por invalidez, idade, ou qualquer outra);

Auxílio-doença

Auxílio-acidente

Salário maternidade pago pelo INSS

Salário Família pago pelo INSS

Pensão por morte

BPC/Loas



Calendário do INSS de 2022

Calendário para segurados que recebem um salário mínimo.


Calendário para segurados que recebem mais de um salário.



Prova de vida volta em 2022

 

A partir do mês de janeiro de 2022, a prova de vida, exame que comprova que o segurado está vivo de modo a evitar fraudes no pagamento dos benefícios previdenciários voltará a ser obrigatória para aposentados e pensionistas do INSS.

 

Os segurados devem fazer a prova no banco responsável pelo pagamento e há várias formas de realizar o procedimento, que pode ser feito nos caixas eletrônicos com o uso da biometria, nas agências e nos aplicativos das instituições.

 

Segundo o INSS, a prova de vida será exigida no mês de aniversário dos beneficiários. Todavia, apesar do INSS afirmar que os aniversariantes de janeiro já vão precisar fazer o procedimento no próximo mês, os bancos afirmam que detalhes da operação ainda estão em discussão.

 



Fonte: Rede Jornal Contábil


 




Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!










Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050