Em um mercado cada vez mais competitivo, quem empreende
precisa desenvolver habilidades para garantir a sobrevivência do seu negócio.
Nesse contexto, surgem as atitudes
empreendedoras -comportamentos das pessoas que buscam identificar
oportunidades e solucionar problemas e conflitos. Com isso, assumem riscos e grandes responsabilidades.
Como ter atitudes empreendedoras?
As atitudes empreendedoras vão desde
os esforços para
atender às
necessidades dos consumidores,
até as mudanças adotadas pela
empresa para garantir um
bom
posicionamento no mercado.
Sendo assim, o
desenvolvimento dessas atitudes
exigem
que o empreendedor ou a empreendedora:
Agora que você já viu o que é e como ter uma atitude
empreendedora, conheça 5 atitudes
de quem empreende com sucesso:
1
- Tolerância ao risco
A jornada do empreendedorismo é
cercada de incertezas. Porém, empreendedores e empreendedoras de sucesso
buscam
avaliar as opções e
calcular os riscos das ações,
sempre agindo para reduzir, minimizar
e controlar as ameaças ao negócio. Nesse caso, algumas estratégias são
utilizadas, como:
planos de
negócio, pesquisa de mercado, testes e relatórios de desempenho e resultados.
2
- Exige qualidade dentro do negócio
Os consumidores estão ficando cada
vez mais exigentes. Segundo uma pesquisa realizada pela R/GA, mais
de
82% dos consumidores desejam
que suas experiências sejam mais do que apenas uma entrega perfeita de
mercadorias.
Diante disso, é preciso que empreendedores e
empreendedoras tenham a capacidade de exigir qualidade dentro de seus
negócios.
3
- É persistente
Uma coisa é certa:
o sucesso não acontece da noite para o dia.
Ao
passo que, os negócios bem-sucedidos são formados com longos períodos de
trabalho árduo, diante de constantes problemas, tensões e contratempos. De
acordo com uma pesquisa do Sebrae sobre o comportamento
empreendedor,
95% das empresas que
sobrevivem no mercado são frutos de persistência.
4
- Consegue se adaptar
A natureza dos negócios está em
constante mudança, com
novos
desafios e novas oportunidades se apresentando a todo momento.
Sendo
assim, é importante buscar sempre prever e antecipar uma situação para
empreender diante deste cenário.
5
- Estabelece boas conexões
O famoso networking tem um valor
estratégico. Ou seja,
e
mpreendedores e empreendedoras que criam essas conexões têm mais
facilidade em conquistar novos clientes
, ter acesso a investidores,
validar ideias com especialistas do mercado e, sobretudo, ter apoio nos
desafios dos seus negócios.
Fonte:
Sebrae RS
Gostou
da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos
conteúdos?
Assine,
gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a
seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e
assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!