Institucional Consultoria Eletrônica

Novas regras da aprendizagem profissional entram em vigor


Publicada em 14/02/2022 às 12:00h 

A regulamentação promove o aumento da qualidade e a redução da concentração dos cursos de aprendizagem profissional em ocupações de baixa produtividade

O capítulo XVIII da Portaria MTP nº 671, de novembro de 2021, entraram em vigor em 10/2/2022 trazendo novas regras para a aprendizagem profissional no Brasil. As regras editadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência resultam de atualizações da Portaria nº723, de 2012. A regulamentação promove o aumento da qualidade e a redução da concentração dos cursos de aprendizagem profissional em ocupações de baixa produtividade, oferece mais segurança jurídica e desburocratiza o instituto da aprendizagem profissional no Brasil.



Uma das mudanças é o alinhamento da aprendizagem profissional ao itinerário de formação técnico profissional (Itinerário V), do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei nº 13.415 de 2017, assim como o alinhamento da educação profissional técnica de nível médio. As medidas reforçam a aprendizagem profissional como política indissociável da educação básica, ou seja, da escola. A nova portaria permite que esses cursos possam ser contabilizados como atividades teóricas no âmbito dos contratos de aprendizagem.



Outra inovação é o desenvolvimento de cursos voltados para a economia 4.0 e de competências socioemocionais dos adolescentes e jovens. Assim, os cursos que desenvolvam competências em tecnologias digitais, tais como programação, internet, big data, inteligência artificial, automação, robótica, computação em nuvens, ou que promovam o aumento da produtividade e a redução dos custos pela transformação digital, terão tratamento diferenciado pela norma, facilitando a sua oferta.

Para a implementação das novas regras da aprendizagem profissional, as entidades qualificadas em formação técnico profissional metódica devem se cadastrar no novo serviço "Habilitar Entidades na Aprendizagem Profissional" e, posteriormente, cadastrar os novos programas no serviço "Solicitar Novo Programa de Aprendizagem Profissional" pelos links:



Habilitar Entidades na Aprendizagem Profissional 
https://www.gov.br/pt-br/servicos/habilitar-entidades-na-aprendizagem-profissional



Solicitar Novo Programa de Aprendizagem Profissional https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-novo-programa-de-aprendizagem-profissional






Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência Social 







Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!







Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050