Institucional Consultoria Eletrônica

Igrejas terão isenção de IPTU em imóveis alugados


Publicada em 17/02/2022 às 14:00h 

Nova disposição está na Constituição Federal


Tramitava no Congresso Nacional, desde 2015, uma proposta de emenda à Constituição que concedia imunidade do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para templos de qualquer culto religioso, ainda que sejam apenas locatários do imóvel. A referida Emenda Constitucional foi promulgada em sessão do Congresso Nacional na tarde desta quinta-feira (17/2/2022).


Destaca-se que a Constituição Federal já assegurava a imunidade do IPTU, de forma inequívoca, aos templos de propriedade da Igreja. Mas, o Supremo Tribunal Federal já havia consolidado o entendimento que a imunidade tributária era extensiva a todo o imóvel utilizado para fins religiosos. Mesmo assim, muitas vezes as igrejas tinham que recorrer à Justiça para garantir tal direito. Com essa nova disposição na Constituição Federal, a tendência é que os municípios, que são os responsáveis pela cobrança do IPTU,  façam ajustes nas legislações locais e o tema fique pacificado.


Cabe ainda destacar que a imunidade tributária prevista na Constituição Federal para os templos de qualquer culto sempre foi com o objetivo de proteger a liberdade de crença, independentemente se o culto religioso ocorresse em prédio próprio ou alugado. Agora, com o novo dispositivo na Constituição Federal, essa garantia fica mais solidificada.





Fonte: M&M Contabilidade de Igrejas






A M&M Assessoria Contábil possui uma área especializada no atendimento contábil para Igrejas de todo o Brasil. Conheça mais sobre esse serviço acessando mmCONTABILIDADEdeIGREJAS.com.br. 

Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos na área de gestão eclesiástica?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Igrejas: Boletim Informativo sobre Gestão Eclesiástica, clicando no link a seguir: https://igrejas.mmcontabilidade.com.br/?inscbol=1 e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050